Militares dos Estados Unidos estão testando uma rede experimental de inteligência artificial que tem fins bastante pretensiosos: prever o futuro. Assim como no filme “Minority Report”, de 2002, a principal tarefa da nova máquina será de ajudar as forças de segurança a identificar eventos que mereçam atenção com dias de antecedência.

Os testes têm sido chamados oficialmente de Experimentos Globais de Dominação da Informação (Gide), e, para funcionar, combinam uma gama bem ampla de fontes, que vão desde imagens de satélite, radares e sensores de campo, até relatórios de inteligência e computação em nuvem. Os dados levantados pelo sistema poderão ser acessados por qualquer oficial militar que precise deles.

publicidade

Segundo o general Glen VanHerck, o Gide representa uma mudança substancial na forma como as informações e dados são usados para ajudar na tomada de decisão de líderes do nível tático e estratégico e não apenas de militares, mas também para líderes civis que integrem agências de inteligência, como a CIA.

Na teoria, ao usar a inteligência artificial para tentar prever o futuro, os Estados Unidos ganhariam uma clara vantagem sobre outras nações, já que teriam sua vida facilitada no que tange medidas de dissuasão e resolução de conflitos por vias não violentas, sem dar oportunidade para que hostilidades tenham a chance de se intensificar.

publicidade

Dados já existem

Computação em nuvem
Tecnologia consiste no uso de inteligência artificial e computação em nuvem para processamento de dados já existentes. Crédito: Arquivo/Olhar Digital

Na prática, os avanços tecnológicos não são tão grandes quanto se pode imaginar. O papel da inteligência artificial seria de utilizar o aprendizado de máquina para localizar e agrupar diferentes variáveis do que pode ser encontrado por um navio, por exemplo, de forma muito mais rápida e eficiente do que é possível ser feito por operadores humanos.

VanHerck explica que os dados já existem, e, na verdade, o que está sendo feito é a disponibilização e compartilhamento deles em uma nuvem, onde serão analisados com ajuda de inteligência artificial e aprendizado de máquina. Isso permite que eles sejam processados muito mais rapidamente e facilitem a tomada de decisão por parte das autoridades.

publicidade

Leia mais:

Os EUA não têm revelado muitos detalhes sobre como será o funcionamento exato dos sistemas de inteligência artificial ou como eles processarão os dados coletados. Porém, no fim do dia são mais dados processados em um menor período de tempo. Até o momento, foram concluídos três testes do Gide e um quarto já está no radar das equipes de pesquisa e desenvolvimento do Pentágono.

publicidade

Com informações do Science Alert

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!