Uma tela inicial repleta de páginas e atalhos de aplicativos (incluindo aqueles que não são abertos há meses) pode atrapalhar não só o desempenho do celular como também a sua produtividade. Para acessar os aplicativos e funções que realmente importam de maneira mais rápida e fluida, confira algumas dicas que separamos abaixo.

De início, tenha em mente que é possível encontrar um determinado aplicativo instalado apenas pesquisando ou navegando diretamente na chamada ‘gaveta de apps’. Nos aparelhos Android mais recentes, incluindo os da linha Galaxy da sul-coreana Samsung, você pode acessar a sua gaveta de apps simplesmente deslizando com o dedo para cima na tela inicial.

Enquanto no lado dos iPhones, desde o iOS 14, os aplicativos são listados por padrão na ‘Biblioteca de Apps’. Para acessá-la, deslize com o dedo repetidamente para a esquerda na tela de início. No campo de pesquisa na parte superior, toque em ‘Biblioteca de Apps’ para conferir a lista completa de aplicativos instalados no telefone.

Agora, se a ideia é criar uma tela inicial mais minimalista, você pode optar para que todos os novos aplicativos instalados apareçam apenas somente na ‘Biblioteca de Apps’ do iPhone. Para isso, acesse ‘Ajustes’ > ‘Tela de Início’.

publicidade

Na seção ‘APPS RECÉM-BAIXADOS’, selecione a opção ‘Apenas à Biblioteca de Apps’.

Desinstale aplicativos que não usa mais

No Android, esse procedimento pode mudar ligeiramente dependendo da versão do sistema. Nos celulares Galaxy, ao pressionar o ícone de um app, basta selecionar a opção ‘Desinstalar’ logo acima e confirmar a solicitação tocando em ‘OK’. Vale destacar que em outros aparelhos será preciso arrastar o aplicativo até a opção ‘Desinstalar’ que aparece na parte superior da tela.

Para excluir vários apps de uma vez, abra a Play Store e toque no ícone do seu perfil no canto superior direito. Em seguida, toque na opção ‘Gerenciar apps e dispositivos’.

Na próxima tela, toque em ‘Gerenciar’ e selecione quais aplicativos deseja excluir. Por fim, toque no ícone da lixeira na parte superior da tela. Veja que no exemplo abaixo, desinstalar seis aplicativos foi o suficiente para liberar mais de 1 GB de espaço interno.

No iOS, para desinstalar um app, mantenha o ícone do aplicativo pressionado e toque na opção ‘Remover App’. Para selecionar vários aplicativos de uma vez, mantenha o dedo em uma área vazia da tela inicial até que os ícones comecem a se mover. Em seguida, toque em ‘-‘ em cada app que pretende remover.

Leia mais:

Organizar ícones e widgets

No Android e iOS, você pode organizar os aplicativos em pastas os agrupando em uma determinada categoria, como, por exemplo, uma apenas para as suas redes sociais. Para criar uma nova pasta, basta arrastar um ícone sobre o outro na tela de início.

Por fim, falaremos sobre os widgets, basicamente pequenas janelas que exibem informações extras na sua tela inicial. Para adicioná-los no Android (versão 9 e posterior), basta pressionar e segure uma área vazia na tela e selecionar a opção ‘Widgets’.

Agora, escolha (ou procure na barra de pesquisa) qual widget deseja adicionar a sua tela inicial.

Para remover um widget no Android, arraste-o para a área ‘Remover’ na parte superior da tela. Nos aparelhos da linha Galaxy, basta manter o dedo pressionado sobre um widget e selecione a opção ‘Remover’.

Já no iOS 14, mantenha o dedo pressionado em uma área vazia da tela até que a animação dos ícones comece. Toque em ‘+’ no canto superior esquerdo para escolher um novo widget no menu. Por fim, para removê-lo, deixe o dedo pressionado no widget e selecione a opção ‘Remover Widget’.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!