Cientistas encontraram um espécime do que é considerado o coelho mais raro do mundo em um local inusitado: um post no Facebook. O animal estava à venda e havia sido capturado por um fazendeiro que vive próximo ao parque Kerinci Seblat, em Sumatra, na Indonésia.

Em declaração ao site Phys, Deborah Martyr, conselheira do programa de proteção de Tigres e conservação de espécies do parque e membro da ONG Fauna & Flora International (FFI), afirma que o animal é um Coelho Listrado de Sumatra (Nesolagus Netscheri), capturado nos limites do parque, próximo a um rio que sofreu uma enchente súbita. 

publicidade

Os Coelhos Listrados de Sumatra são raramente vistos. A espécie é principalmente conhecida por uma dúzia de exemplares em museus holandeses, coletados no início do século XX, além de um ocasional avistamento em pessoa e algumas imagens em armadilhas fotográficas. 

Outro Coelho Listado de Sumatra, desta vez capturado em uma armadilha fotográfica. Imagem: Jeremy Holden / FFI

Apesar de um leve ferimento no flanco, provavelmente causado durante a fuga da enchente, o animal passa bem e já foi solto novamente no parque, em um local escolhido por guardas florestais de acordo com registros de câmeras no passado.

publicidade

“O resgate bem-sucedido do Coelho Listrado de Sumatra foi um verdadeiro esforço de equipe e é a prova da ampla rede de apoio que opera em todo o parque, online e offline. Assim que o fazendeiro que capturou este coelho entendeu sua raridade, ele ficou feliz em ver que o animal voltou ao parque nacional”, disse Martyr.

Leia mais:

publicidade

“Estou orgulhoso de ver minha equipe responder a este relato de forma tão profissional e devolver o coelho à natureza”, disse Tamen Sitorus, diretor do parque. “Espero que as amostras colhidas e outros dados coletados sejam úteis para os cientistas indonésios na construção do conhecimento sobre este animal tão pouco conhecido”.

Apesar do status de celebridade, o animal não deixou a fama subir à sua cabeça. Segundo Herizal, um dos guardas do parque “isso foi muito menos estressante do que soltar um Tigre! Nós o deixamos ir e ele olhou em volta, e então começou a comer folhas. Parecia muito relaxado”, afirmou.

publicidade

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!