Google: como ativar a ‘navegação anônima’ no iPhone

Gabriel Sérvio11/08/2021 15h10
Homem segurando um iPhone
Imagem: ShotPrime Studio/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O modo de navegação anônima é um dos recursos de privacidade disponível em vários navegadores. Como o nome diz, esse recurso permite que você navegue na internet sem que as suas atividades sejam registradas ou deixem rastros.

Caso utilize o aplicativo oficial do Google no iPhone (ou iPad) para fazer as suas pesquisas, saiba que ele também suporta essa funcionalidade. Veja como ativá-la abaixo.

Primeiro, com o aplicativo do Google aberto, toque no ícone do seu perfil no canto superior direito da tela. Agora, no menu suspenso selecione a opção ‘Ativar navegação anônima’.

Um alerta surge na parte superior da tela, confirmando que o modo de navegação anônima está ativado.

Para desativar o modo de navegação anônima, volte à página inicial do Google e simplesmente toque no botão ‘Desativar’ no centro da tela.

Pronto, isso é tudo que há para fazer. O modo de navegação anônima também está disponível no Google Chrome. Para ativá-lo no iOS, toque nos três pontinhos na lateral inferior direita e selecione a opção ‘Nova guia anônima’. Assim como no app do Google, o seu histórico de navegação também não será registrado.

O recurso também funciona bem quando um usuário precisar acessar alguma conta pessoal ou informação confidencial em um dispositivo que é compartilhado.

Leia mais:

Novas ferramentas de segurança do Google

O Google também anunciou esta semana uma série de medidas de segurança voltadas para os usuários menores de idade. O intuito da gigante de buscas é preservar os adolescentes e crianças que utilizam os seus serviços na internet.

As mudanças afetarão diretamente o YouTube, além da ferramenta de buscas e o assistente de voz do Google.

Dentre as principais alterações, estão a inclusão de uma configuração privada para vídeos postados por adolescentes e a proteção sobre os anúncios exibidos. O Google também adicionará a “pesquisa segura”, que exclui conteúdo sensível para todos os usuários com menos de 18 anos.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.