Imagine relembrar os gloriosos tempos de jogos de Playstation 1 em 4K? É o que oferece o emulador DuckStation, disponível para instalação manual nos consoles Xbox Series X | S. O software melhora a qualidade dos antigos games do dispositivo da Sony, lançado em 1994, do nativo 60fps para o 4K.

A demonstração do uso do emulador nos novos Xbox foi feita pelo youtuber do canal Modern Vintage Gamer. Com o DuckStation, é possível ativar o True Color Rendering, que desativa o efeito de pontilhamento de ruído branco do PS original.

publicidade

Leia mais:

Outro detalhe na qualidade de imagem do emulador do PlayStation 1 nos Xbox Series X | S é o filtro de textura. Com ele ativado, as texturas em blocos em objetos 3D ganham uma aparência mais suave à medida que ficam maiores. O DuckStation também conserta distorção de textura, algo que acontece quando bordas retas tremem em capturas panorâmicas da câmera, problema comum no PS1.

publicidade

Usando o software, os jogadores também devem ganhar em desempenho do jogo para inicializar. O vídeo do canal Modern Vintage Gamer mostra diversos games clássicos em execução no Xbox, como ‘Final Fantasy VII’ e ‘Ridge Racer’.

O console PlayStation 1 em uma imagem de cima
O PS1 foi fabricado de 1994 a 2006. Imagem: Karolina Grabowska/Pexels

Por padrão, os jogos são rodados no emulador com a taxa original de quadros. Para usar o DuckStation nos Xbox Series X | S é preciso colocar o console da Microsoft no modo de desenvolvedor e instalar o emulador manualmente. O emulador é um código aberto e está disponível para qualquer pessoa com os novos consoles da Microsoft ou até mesmo o Xbox One.

publicidade

O PlayStation 1 foi lançado primeiro no Japão, em dezembro de 1994. O console clássico chegou à Europa e aos Estados Unidos em setembro de 1995. Ele representou a entrada da Sony na indústria de videogames e a transição dos cartuchos para os CDs de jogos. O PS1 é o segundo console de mesa mais vendido do mundo, com 100 milhões de unidades, atrás apenas do seu sucessor, o PlayStation 2. Ele foi descontinuado em março de 2006.

Via: Gamespot / GameRant

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!