Rússia multa Google por não excluir conteúdo proibido

Por Tamires Ferreira, editado por Lyncon Pradella 17/08/2021 14h51
Ilustração do logo do Google ao lado de um martelo de tribunal
Ascannio/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um tribunal de Moscou, na Rússia, multou o Google em 14 milhões de rublos (US$ 190.398) devido a empresa ter violado as regras do país sobre conteúdos proibidos. De acordo com informações da Reuters, o Tribunal Distrital de Tagansky disse que a empresa já recebeu cinco penalidades administrativas, sendo a maior – até agora – de 5 milhões de rublos, seguida por 4 milhões de rublos, 2 milhões de rublos e duas de 1,5 milhões de rublos.

À agência de notícias, um porta-voz do Google confirmou o recebimento de duas das multas, mas não fez comentários adicionais.

Fachada de um dos prédios do Google
Rússia multa Google por não excluir conteúdo proibido. Imagem: Jay Fog/Shutterstock

A Rússia e as big techs têm enfrentado um grande impasse na área de tecnologia, já que o país instaurou uma nova lei que obriga que gigantes de tecnologia abram escritórios fixos no país caso queiram manter suas operações sem enfrentar proibições ou penalidades. Assinada em julho pelo presidente Vladimir Putin, a intenção é obter maior controle sobre as empresas.

Assim como o Google, empresas como o Facebook, Twitter e Telegram, também enfrentam ações contra a Rússia por não deletarem conteúdo considerado impróprio pelo país. No caso da rede social Twitter, foi aplicado ainda uma desaceleração punitiva da distribuição dos seus conteúdos.

Leia mais!

Rússia e sua versão do ‘Vale do Silício’

A Rússia tem planos ambiciosos para implantar um novo centro tecnológico na Ilha Russky, a mais de nove mil quilômetros de Moscou. Chamado de “Ilha Ciborgue”, o futuro centro de inovação promete ser uma versão russa do Vale Do Silício, região no estado americano da Califórnia que abriga algumas das principais empresas de tecnologia do planeta.

O nome “ilha ciborgue” pode parecer estranho, mas descreve bom o foco da maior parte das empresas já instaladas ali, que estão apostando no desenvolvimento de inteligência artificial e próteses ultra tecnológicas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.

Lyncon Pradella
Ex-editor(a)

Lyncon Pradella é jornalista formado pela Universidade Nove de Julho. Foi estagiário da RedeTV! e repórter freelancer do UOL antes de se tornar Editor do Olhar Digital.