Vamos ver a Lua? Olhar Espacial desta sexta-feira (20) mostra imagens ao vivo de observatório

Por André Lucena, editado por Rafael Rigues 19/08/2021 17h39, atualizada em 20/08/2021 10h33
Imagem da Lua no céu
Lua. Créditos: Mr. Turgut Birgin/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Olhar Espacial desta sexta-feira (20), às 21h (horário de Brasília), mostrará imagens ao vivo do Observatório Carina em Brasília, do astrônomo Marcelo Domingues, e também receberá o astrônomo Izaac Silva Leite, do Observatório Horsehead em São José dos Quatro Marcos, em Mato Grosso.

Lua, Jupiter e Saturno poderão ser observados no programa do Olhar Digital sobre astronomia.

Leia mais:

Apresentado por Rafael Rigues, editor de Ciência e Espaço do Olhar Digital, e por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o Olhar Espacial é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitterLinkedIn e TikTok.

Confira as edições anteriores na playlist do Olhar Espacial no YouTube do Olhar Digital!

O Olhar Espacial conta com a participação dos espectadores, que podem mandar perguntas, sugestões e críticas pelas redes sociais do Olhar Digital.

Azul, Vermelha ou Rosa? De que cor você quer sua Lua?

Nossa companheira no céu há mais de 4,5 bilhões de anos, praticamente desde o “berço” de nosso planeta, a Lua sempre intrigou a humanidade. As mudanças regulares em seu formato, as fases, ajudaram e ainda ajudam muitos povos a marcar a passagem do tempo. E mudanças mais súbitas em sua aparência, como os eclipses, eram vistas como atos dos deuses ou presságio de guerras e pragas. 

Mas além do formato, a Lua também pode mudar de cor. Algumas cores são óbvias, como o tom avermelhado da “lua de sangue”, outras são metafóricas, como a “lua rosa” dos nativos norte-americanos ou a “lua azul” deste final de semana. Clique aqui e sabia mais sobre o que é real e o que é pura “licença poética”. 

Lua cheia em três cores
Lua cheia em três cores. Imagem: Korionov/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital