Astronautas fazem caminhada espacial para completar braço robótico da estação espacial chinesa

Rafael Rigues20/08/2021 09h33
Astronauta chinês durante caminhada espacial
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Astronautas chineses (ou Taikonautas, como são chamados em seu país) fizeram uma caminhada espacial nesta sexta-feira para terminar a montagem de um braço robótico acoplado à Estação Espacial Tiangong. 

Nie Haisheng e Liu Boming saíram do módulo central da estação, chamado Tianhe para instalar apoios para os pés e uma bancada de trabalho no equipamento. Além disso, segundo a emissora estatal chinesa CCTV, trabalharam em uma unidade térmica e ajustaram a posição de uma câmera panorâmica. 

Esta foi a terceira caminhada espacial chinesa. A primeira foi realizada por Zhai Zhigang em 2008, na missão Shenzou 7. A segunda ocorreu em 5 de julho, já durante a construção da Tiangong, e foi realizada por Liu Boming e Tang Hongbo, o terceiro membro da tripulação da estação durante a missão Shenzhou 12.

Os trajes espaciais chineses são chamados Feitian (que significa “voando para o espaço”) e baseados no traje russo Orlan-M, que é usado por cosmonautas a bordo da Estação Espacial Internacional. Equipados com câmeras, os capacetes do Feitian transmitem uma visão em primeira pessoa, igual ao traje espacial da unidade de atividade extraveicular (EMU) da Nasa.

Leia mais:

Segundo os planos da agência espacial chinesa, serão necessários onze lançamentos até o final de 2022 para concluir a Tiangong, incluindo a entrega de mais dois módulos do laboratório, que vão expandir a estação de 70 toneladas. Também serão enviados suprimentos e tripulantes. Até agora, a China já mandou para o espaço 11 astronautas, todos pilotos da ala militar do Exército de Libertação Popular.

Ao ser concluída, a Tiangong, que terá forma de T, será a primeira estação espacial multimódulo da China. Além de hospedar equipes e pesquisas chinesas, o país planeja convidar parceiros internacionais para visitar e trabalhar a bordo do posto avançado em órbita.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital