A Apple registrou uma patente onde descreve um novo teclado para o MacBook que traz uma tecla destacável, capaz de ser utilizada como um minúsculo mouse. O objetivo da empresa da maçã, segundo o documento, é entregar a praticidade de uso deste tipo de hardware em momentos onde o trackpad mais atrapalha do que ajuda.

Todos os atuais modelos de MacBook contam com um trackpad generoso, com espaço suficiente para diferentes gestos para muitas ações no macOS, mas ele não resolve todos os casos. Pensando nestes momentos, a Apple resolveu desenhar uma patente onde uma das teclas do teclado pode ser destacada, servindo ao usuário como um mouse de verdade.

publicidade

Leia também

A ideia é maluca e eu fico com medo da ergonomia no uso de um mouse do tamanho de uma simples tecla do teclado, mas a solução apresentada no documento pode ser interessante para usuários que necessitam de mais precisão em alguns momentos específicos do trabalho, como na edição de uma imagem que não pode esperar que a pessoa esteja próxima de um mouse tradicional.

O mouse é descrito pela Apple de diversas formas

Patente mostra mouse destacável em MacBook (Imagem: reprodução/Patently Apple)
Patente mostra mouse destacável em MacBook (Imagem: reprodução/Patently Apple)

O mouse descrito nesta patente trabalha com alguma conexão sem fios (Bluetooth, eu imagino) e uma pequena bateria, e também pode funcionar como tecla comum quando estiver no corpo do MacBook.

Como a grande parte das patentes registradas, nesta a Apple ainda trabalha dentro do campo da imaginação. Por isso ela vem acompanhada por muitos desenhos diferentes e eles mostram diversas formas para o funcionamento do mouse, como em qual parte ele seria acoplado. Em uma delas o periférico tem mais de um botão no topo, enquanto em outra o gadget apresenta uma superfície convexa para ajudar nos comandos efetuados.

De qualquer forma, é pouco provável que os próximos MacBooks deste ou do próximo ano já apresentem este pequeno mouse. Pensando no histórico da própria Apple para a criação deste tipo de produto, eu espero que a patente continue apenas servindo como proteção para propriedade intelectual da marca.

Não sei você, mas eu senti saudade do trackpoint dos ThinkPad.

Via: Patently Apple.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!