Depois de três intermináveis semanas de férias de verão, a Fórmula 1 está voltando esta semana, com o Grande Prêmio da Bélgica. O tradicional circuito de Spa-Francorchamps receberá as máquinas entre os dias 27 e 29 de agosto, sendo o primeiro de uma sequência ininterrupta de três corridas neste retorno, organização oficial quanto pelas principais competidoras com a hashtag #Race Week.
Na próxima sexta-feira (27), o primeiro treino livre ocorre pela manhã e o segundo, à tarde. No sábado (28), o terceiro treino livre será realizado de manhã, enquanto as provas de qualificação acontecem à tarde. A corrida está programada para o domingo, às 15h (10h aqui, no Horário de Brasília).
Corridas dependem de estado atual da pandemia
Nas semanas seguintes acontecerão os GPs da Holanda e da Itália, respectivamente. A Fórmula 1 pretende organizar 23 corridas em 2021. Ou seja, 12 circuitos ao menos devem existir nesta segunda metade de ano. Entretanto, até o momento, apenas 10 corridas estão no calendário oficial.
A condição delicada das corridas se deve à situação global da Covid-19, que impossibilitou circuitos como o do Grande Prêmio do Japão. O Grande Prêmio teve que ser cancelada, já que o governo japonês atualmente enfrenta as complexidades em curso da situação do coronavírus no país. No momento, os organizadores ainda procuram uma forma adequada de substituir a rodada em Suzuka.
Leia mais:
- Review: ‘F1 2021’ é desafiador, mas perfeito para fãs de Fórmula 1
- Netflix anuncia documentário sobre a vida de Michael Schumacher
- Brasil é incluído no stream ao vivo da Fórmula 1 em 2021
Mercedes e Red Bull liderando
O Grande Prêmio da Bélgica está protagonizando uma das (se não a) mais emocionante temporada dos últimos anos. O inglês Lewis Hamilton (195 pontos) e o belga de nacionalidade holandesa Max Verstappen (187 pontos) estão disputando o título de forma acirrada, com o piloto da Mercedes tomando a liderança do piloto da Red Bull antes das férias.
Enfrentar seu rival mais feroz pelo título em anos parece ter apenas intensificado o espírito competitivo de Hamilton e, por fim, levado à sua decisão de estender seu contrato até 2022 e 2023. Enquanto isso, Verstappen tem em 2021 a primeira chance de lutar seriamente pelo título. O piloto do carro da Red Bull aparenta estar mais maduro e sereno, com perdas de pontos ocorrendo por detalhes — como quando o pneu estourou no Grande Prêmio do Azerbaijão, por exemplo.
Um terceiro colocado de destaque
O terceiro colocado aparece com 113 pontos, mas ainda que esteja um pouco mais distante da dupla principal, o inglês Lando Norris é, sem sombras de dúvidas, o destaque do ano.
Pilotando a McLaren, em sua terceira temporada na Fórmula 1, o piloto parece ter encontrado seu lugar. Norris foi o único corredor a marcar pontos em todas as corridas em 2021 e, nesta volta das disputas, tem tudo para continuar conquistando um lugar no pódio. Além disso, se não perder posição, terminará o ano superando adversários como Valtteri Bottas e Sergio Perez, que dirigem carros melhores.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.