Atenção, entusiastas do automobilismo! A Codemasters e a Eletronic Arts (EA) deram a largada para mais uma edição do game oficial do Mundial de Fórmula 1: o ‘F1 2021’. E diferente de muitos jogos de esporte, que optam por “copiar e colar” a versão do ano anterior com uma singela variação gráfica, o novo título de corrida traz muitas novidades, porém mantém as características e os modos que deram certo no passado. E o melhor de tudo: é uma experiência desafiadora tanto para quem ama jogar multiplayer quanto para quem prefere, digamos, seguir uma carreira solo.

Esse será o primeiro lançamento da série desde que a produtora britânica foi adquirida pela EA no ano passado – que era responsável pelos jogos da F1 até perder a licença da marca, em 2003. Como forma de celebrar a “nova casa” da franquia, um modo história foi criado para ser o maior destaque do lançamento: o “Ponto de Frenagem” (ou Braking Point, em inglês). Misturando aspectos do simulador, da campanha do conhecido modo Carreira e com uma história envolvente, a narrativa não só pode como deve atrair tanto os jogadores mais experientes no game quanto os iniciantes, que apesar de sofrerem para aprender a jogabilidade, são convidados a curtir da mesma forma.

* Para a realização desta análise/review, a EA SPORTS e a Codemasters concederam uma cópia do jogo ao Olhar Digital.

F1 JOGO
‘F1 2021’ está entre nós: confira as principais novidades e modos do game de corrida. Imagem: EA Sports/Divulgação

“Ponto de Frenagem” traz renovação à versão 2021 de ‘F1’…

O “Ponto de Frenagem” de ‘F1 2021’ traz a história de Aiden Jackson. Sem firula alguma e logo na primeira fase, o jogador é colocado para controlar o jovem piloto durante a última corrida da temporada de 2019 da F2, em Abu Dhabi. O objetivo, naquele momento, é apenas um: vencer a corrida para aumentar as chances de uma promoção para a Fórmula 1.

publicidade

Com a vitória, a narrativa já avança para o ano seguinte, na temporada de 2019 da principal série da competição. O protagonista é promovido e vai para a equipe selecionada anteriormente (sim, você pode escolher). Só que no mesmo time do potencial astro em ascensão está Casper Akkerman, um veterano que acaba assumindo o papel de rivalidade logo na primeira corrida.

MODO HISTORIA F1
Aiden Jackson é o protagonista do modo Ponto de Frenagem, do ‘F1 2021’. Imagem: EA Sports/Divulgação

E é assim que o novo game renova a franquia. Diferente de vários títulos de corrida conhecidos, como ‘Gran Turismo’ e ‘Need For Speed’, os jogos de ‘F1’ costumam ser mais complicados, pois visam trazer a experiência de simulador e, tal qual a modalidade na vida real, há uma arte por trás de tudo. Logo, diferente das outras opções de jogatina dentro da edição 2021, o “Ponto de Frenagem” traz uma trama com a típica rivalidade que envolve o mundo das corridas, mas sem a complexidade do já conhecido modo carreira.

Ou seja, o modo história permite a quem está segurando o controle não se preocupar com a parte do desenvolvimento das equipes e nem com o desgaste do veículos, o que faz com que os jogadores se preocupem em apenas correr e aproveitar a narrativa – uma excelente opção tanto para experientes quanto (principalmente) para iniciantes.

E, venhamos e convenhamos, a EA teve material suficiente como inspiração para a excelente novidade, seja a série ‘F1: Dirigir Para Viver’, da Netflix, ou o “A Jornada”, modo história que acompanhou a franquia de jogos de futebol ‘FIFA’ ao longo de três anos (2017 a 2019).

Modo história do ‘F1 2021’ quer que o jogador se preocupe menos com o carro e mais com a trama. Imagem: EA Sports/Divulgação

Como forma de deixar o modo ainda mais prático, “Ponto de Frenagem” possui cutscenes que contextualizam a envolvente história e fornecem os objetivos gerais dentro de cada percurso, sendo que estes determinam o avanço dentro da narrativa. Com isso, o jogador não precisa completar todas as corridas ou sequer ganhá-las, pois o cumprimento de metas é o que afetará o seu desempenho. Logo, não fique assustado se, em determinada fase, o jogo te colocar em uma situação em que faltam cinco voltas para acabar o percurso e na 14ª posição…

Outras pessoas envolvidas no esporte, como membros do time e equipe da manutenção, também participam da história e até conversam com Aiden através dos alto-falantes no controle. Há também a sala do motorista, onde é possível encontrar ainda um painel com redes sociais, feed de notícias, ligações e até e-mails enviados ao protagonista. Como é tradicional na Fórmula 1 (e também inspiração direta do modo “A Jornada”, de ‘Fifa’), existem interações com a imprensa e comentários durante as transmissões das corridas.

Em relação à personalização, “Ponto de Frenagem” se limita apenas em níveis de dificuldade (padrão, casual e expert) e a escolha de qual equipe Aiden iniciará a carreira, sendo as opções AlphaTauri, Alfa Romeo, HAAS, Racing Point (que, em certo ponto, se transforma em Aston Martin) e Williams.

Tela de seleção das equipes no modo “Ponto de Frenagem”, do ‘F1 2021’. Imagem: Reprodução/EA Sports

… que ainda carece de se apresentar aos novos jogadores

No entanto, nem o ótimo modo história consegue mascarar um problema que atinge todos os aspectos de ‘F1 2021’: a dificuldade. Na busca de ser um simulador perfeito de Fórmula 1, a EA e a Codemasters esqueceram que há fãs de automobilismo, e até curiosos, que nunca jogaram os títulos anteriores e podem comprar a nova versão para jogar pela primeira vez – para estes, desejo “boa sorte”, pois o game não é didático de forma alguma.

O sistema na edição atual do jogo funciona de forma diferente do padrão de dificuldade dos outros jogos da saga ‘F1’, que permite aos jogadores ajustarem os níveis de 0 a 110. Os tutoriais presentes, infelizmente, servem mais como forma de auxiliar as pessoas que já são veteranas na série do que para ensinar a quem quer jogar. Iniciantes que apenas se interessarem pelo “Ponto de Frenagem”, por exemplo, terão certa dificuldade com os comandos básicos e levará certo tempo até que seja, de fato, aproveitável.

‘F1 2021’: excelente para quem é fã, mas ainda inacessível para iniciantes. Imagem: EA Sports/Divulgação

Sobre as melhorias em relação à edição anterior, o grande destaque fica para o “queridinho” modo My Team (Meu Time), em que o jogador é piloto e dono da sua própria equipe – a “Master Liga” da Fórmula 1, em suma. Em ‘F1 2021’, os desenvolvedores melhoraram vários aspectos, incluindo as tarefas no jogo. Antes, era preciso realizar várias atividades para conseguir ganhar descontos em carros ao completar objetivos secundários, mas o novo título foi reestruturado para que as recompensas cheguem mais cedo.

Há também a opção “Prática rápida”, na qual os jogadores podem treinar suas habilidades, além da adição do “Eventos de Departamento”, que é uma área no jogo em que mesmo as pequenas decisões – como comprar ou não um equipamento, fazer ou não um upgrade – podem ser cruciais para o desempenho durante a temporada e irão determinar o sucesso ou fracasso da sua equipe.

As estatísticas do piloto também ganharam novas mudanças. Agora, o desempenho durante as corridas interfere ainda mais na motivação e valor de mercado do profissional de Fórmula 1 – até mesmo a forma como ele responde aos questionamentos à imprensa tem consequências. E, sim: pilotos lendários podem ser escolhidos companheiros de equipe, incluindo Ayrton Senna e Felipe Massa.

F1 2021
Modo Carreira está mais completo e traz experiência única de Fórmula 1. Imagem: EA Sports/Divulgação

Sem grandes novidades, o tradicional modo Carreira foi atualizado com a possibilidade de ser disputado por dois jogadores ao mesmo tempo, seja no modo competitivo ou cooperativo. Em ‘F1 2021’, é possível competir com um amigo e dividir as conquistas, ou até mesmo desafiar o seu companheiro de time. Um ponto positivo é que a personalização dos carros e a interação com outros elementos do título, como a comunicação com a imprensa, também estão disponíveis no modo.

Outra novidade – aguardada e muito solicitada por fãs da série de jogos – é a chegada do ‘Real-Season Start’, que permite ao jogador iniciar o campeonato de 2021 do mesmo ponto em que a Fórmula 1 fora dos games se encontra, com o Mundial atualizado com os resultados do último fim de semana. Uma das maiores vantagens dessa opção, além da imersão em tempo real, é a possibilidade de começar de qualquer ponto da temporada com as classificações do piloto no determinado período.

‘F1 2021’ é melhor para PS5 e Xbox Series X/S do que em outros consoles. Imagem: EA Sports/Divulgação

Junto com mais opções de decoração e combinação para o seu carro, novas formas de comemoração da vitória, com “dancinhas” e gestos, podem ser escolhidos pelos jogadores, o que torna o estilo de cada piloto único. Há ainda o “Rádio da Vitória”. uma opção divertida que permite a quem está no controle escolher entre os gritos e cânticos disponíveis, algo muito comum nas competições na vida real.

Como primeiro jogo da franquia ‘F1’ lançado para os consoles de última geração, a EA e a Codemasters ainda adicionaram ferramentas que fazem a diferença na imersão, e são exclusivas às versões do título para PlayStation 5 (PS5) e Xbox Series X|S. Alguns destaques são:

  • Carregamentos ultrarrápidos que permitem aos jogadores trocar de modo sem ter que esperar;
  • Suporte à Ray Tracing: tecnologia que proporciona gráficos melhorados e visíveis de forma nítida – principalmente em competições durante a noite ou em cenários de chuva;
  • Feedback tátil e gatilhos adaptáveis (somente ao DualSense, controle do PS5), que dá a chance aos jogadores de sentirem com muito mais precisão o impacto das batidas, a aceleração e o freio do carro, por exemplo.

Veredito: vale a pena jogar ‘F1 2021’?

‘F1 2021’ é, definitivamente, o título mais completo e promissor da série de corrida, não somente por ter trazido várias novidades, mas também por ter mantido e melhorado suavemente tudo o que funcionou em outros jogos da franquia. E o “Ponto de Frenagem” é certamente um chamariz que vale a pena gastar algumas horas – mesmo que alguns jogadores assíduos dos games “torçam o nariz” para uma narrativa mais objetiva e linear.

Há ainda que destacar que o novo título deixa bem claro a tentativa de ser um jogo acessível a todos. Menus bem organizados e nichados separam as experiências multiplayer de single player, e os jogadores podem aproveitar o game da maneira que bem entenderem e explorando todos os modos de pouco a pouco. Logo, para quem está jogando pela primeira vez um ‘F1’ a partir da versão 2021, poderá optar inicialmente pelo modo história, carreira ou talvez somente uma “corridinha” on-line com os amigos para, depois, aderir às outras opções que o game proporciona – não precisa ter pressa para acelerar…

F1 2021
‘F1 2021’ é o jogo mais completo de Fórmula 1, por ora. Imagem: EA Sports/Divulgação

No entanto, cabe reitera que ‘F1 2021’ não é didático ou amigável para quem está jogando pela primeira vez. Não há tutoriais ou treinamentos disponíveis no título para auxiliar os aspirantes, o que é uma pena, pois um produto com tantas opções para explorar deveria ter, ao menos, um “modo Treinamento”, por exemplo. Afinal, nem todos já começam campeões como Aiden Jackson, né?

De qualquer forma, o game é perfeito e completo para todos os fãs de Fórmula 1 que querem ter um gostinho de como Lewis Hamilton, Max Verstappen, Valteri Bottas, Pierre Gasly e tantos outros passam dentro dos carros ou nos boxes. Prepare-se para acelerar!

Disponível a partir do dia 16 de julho, ‘F1 2021’ está inteiro em português do Brasil, incluindo a (excelente) dublagem do modo “Ponto de Frenagem”. Lembrando que o título está disponível para Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 4 (PS4), PlayStation 5 (PS5) e PC (via Steam). Confira o trailer do jogo abaixo:

Leia mais:

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!