A dinamarquesa Maersk, maior empresa de transporte de contêineres do mundo, encomendou oito novos navios que podem operar com metanol neutro em carbono (metanol verde). Esses veículos poderão navegar entre a China e a Europa pelo Oceano Pacífico e serão construídos pela Hyundai Heavy Industries.

As entregas à Maersk ocorrerão em 2024. Cada um dos novos navios terá capacidade para transportar 16 mil contêineres. O acordo entre as empresas também incluiu uma opção para mais quatro dessas embarcações em 2025.

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Os novos navios (que também podem operar usando óleo banker tradicional, mas menos poluente que a média, com baixo teor de enxofre) substituirão os navios mais antigos, em vez de adicionar nova capacidade nas operações da empresa. Esta movimentação pode gerar economias de emissões anuais de cerca de 1 milhão de toneladas de carbono (CO2).

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Além dos contêineres

A compra dos navios neutros em carbono pode significar um salto significativo no compromisso da Maersk em dimensionar soluções dessa natureza. Além disso, a empresa afirma que tem se envolvido em parcerias e colaborações para aumentar significativamente a produção de metanol verde. Segundo a Maersk, o metanol verde para seu recipiente de alimentação deverá vir de CO2 biogênico, ou seja, de fontes naturais, bem como de energia renovável.

Cada navio neutro em carbono custa cerca de US$ 175 milhões (R$ 919 milhões, para termos uma ideia em nossa moeda), o que é cerca de 10-15% mais caro que um navio tradicional movido a combustível. No entanto, a Maersk (que prometeu em 2018 zerar as emissões até 2050) tem o apoio de grandes clientes que também estão trabalhando em direção de suas próprias metas de zero emissões. Logo, essas empresas (como a HP Inc e a Unilever) estariam dispostas a pagar para reduzir as emissões.

Este anúncio da Maersk é muito significativo não apenas para a indústria naval, mas para todo o mundo. 1 em cada 5 contêineres em todo o planeta é despachado pela empresa dinamarquesa, e cerca de 90% das mercadorias do mundo são transportadas pelo mar. Um meio de transporte responsável por entre 2% e 3% das emissões globais de CO2.

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