Voz de Mark Hamill em ‘The Mandalorian’ não era real e foi feita com tecnologia

Arthur Henrique26/08/2021 10h07, atualizada em 26/08/2021 10h12
mark hamill luke skywalker the mandalorian
'The Mandalorian': Jon Favreau revela que não era a voz real de Mark Hamill no final da segunda temporada. Imagem: Olhar Digital/Montagem
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Quando Luke Skywalker apareceu no final da 2ª temporada de ‘The Mandalorian’, as reações foram variadas. Alguns se alegraram quando Mark Hamill apareceu como um jovem vitorioso pós-‘O Retorno de Jedi’, mas alguns questionaram a mistura do show com a “saga Skywalker”, além de questionarem a tecnologia de rejuvenescimento usada para trazer de volta o Mestre Jedi. Independente de todo o debate, pelo menos poderíamos nos consolar em saber que era a voz real do ator, certo? Bem, não exatamente.

Em um novo episódio de ‘Disney Gallery: The Mandalorian’, série documental do Disney+ sobre a realização da produção, o showrruner Jon Favreau revelou detalhes sobre o final da 2ª temporada e afirmou que a voz do jovem Luke não era a de Hamill, e sim uma tecnologia que imita a dicção de atores reais.

“Algo que as pessoas não perceberam é que a voz [de Hamill] não é real”, disse Favreau durante o episódio especial. “Sua voz, a voz de Luke Skywalker, é totalmente sintetizada usando um aplicativo chamado Respeecher.”

mark hamill luke skywalker the mandalorian
‘The Mandalorian’: Jon Favreau revela que não era a voz real de Mark Hamill no final da segunda temporada

Isso é particularmente surpreendente, dado o fato de que o ator é um aclamado dublador e tem atuado ao longo de várias décadas na área. Ou seja, ele deveria ser mais do que capaz de utilizar a própria voz para o papel que, bem, sempre foi dele.

O editor de som e supervisor do departamento de sonoplastia da Disney, Matthew Wood, explicou o funcionamento da tecnologia e como a equipe reuniu arquivos antigos de som para simular um jovem Hamill. “É uma rede neural na qual você alimenta informações e ela aprende”, afirmou.

“Então, eu tinha material de arquivo de Mark naquela época. Tínhamos ADR (gravação e dublagem de áudio) de forma limpa dos filmes originais, outras fitas que ele havia feito nessas épocas e também materiais de ‘Star Wars’ que ele tinha feito para divulgação no rádio – e que tinha tocado na época. Eu fui capaz de pegar todas gravações claras daquilo, alimentar o sistema, e a rede neural aprendeu o necessário a partir desses dados”, declarou Wood.

Leia mais:

Em seguida, o produtor executivo Dave Filoni resumiu – em sentido mais didático – o trabalho da tecnologia. “O computador está registrando amostras de sons e tons do jovem Mark Hamill e criando uma performance que soa exatamente como Luke Skywalker”.

A verdade é que, por mais debatível que isso seja, essa não será a primeira vez que a série exclusiva de streaming utilizará tecnologia para substituir atores reais. Recentemente, um YouTuber que mostrou um Luke rejuvenescido melhor do que o da produção usando tecnologia deepfake acabou sendo contratado pela Lucasfilm. Qual será o futuro de Luke Skywalker na produção?

De qualquer forma, o novo episódio de ‘Disney Gallery: The Mandalorian’ está agora disponível no Disney+, junto com as duas temporadas de ‘The Mandalorian’.

Fonte: Collider

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Arthur Henrique é redator(a) no Olhar Digital