Quando Luke Skywalker apareceu no final da 2ª temporada de ‘The Mandalorian’, as reações foram variadas. Alguns se alegraram quando Mark Hamill apareceu como um jovem vitorioso pós-‘O Retorno de Jedi’, mas alguns questionaram a mistura do show com a “saga Skywalker”, além de questionarem a tecnologia de rejuvenescimento usada para trazer de volta o Mestre Jedi. Independente de todo o debate, pelo menos poderíamos nos consolar em saber que era a voz real do ator, certo? Bem, não exatamente.

Em um novo episódio de ‘Disney Gallery: The Mandalorian’, série documental do Disney+ sobre a realização da produção, o showrruner Jon Favreau revelou detalhes sobre o final da 2ª temporada e afirmou que a voz do jovem Luke não era a de Hamill, e sim uma tecnologia que imita a dicção de atores reais.

publicidade

“Algo que as pessoas não perceberam é que a voz [de Hamill] não é real”, disse Favreau durante o episódio especial. “Sua voz, a voz de Luke Skywalker, é totalmente sintetizada usando um aplicativo chamado Respeecher.”

mark hamill luke skywalker the mandalorian
‘The Mandalorian’: Jon Favreau revela que não era a voz real de Mark Hamill no final da segunda temporada

Isso é particularmente surpreendente, dado o fato de que o ator é um aclamado dublador e tem atuado ao longo de várias décadas na área. Ou seja, ele deveria ser mais do que capaz de utilizar a própria voz para o papel que, bem, sempre foi dele.

publicidade

O editor de som e supervisor do departamento de sonoplastia da Disney, Matthew Wood, explicou o funcionamento da tecnologia e como a equipe reuniu arquivos antigos de som para simular um jovem Hamill. “É uma rede neural na qual você alimenta informações e ela aprende”, afirmou.

“Então, eu tinha material de arquivo de Mark naquela época. Tínhamos ADR (gravação e dublagem de áudio) de forma limpa dos filmes originais, outras fitas que ele havia feito nessas épocas e também materiais de ‘Star Wars’ que ele tinha feito para divulgação no rádio – e que tinha tocado na época. Eu fui capaz de pegar todas gravações claras daquilo, alimentar o sistema, e a rede neural aprendeu o necessário a partir desses dados”, declarou Wood.

publicidade

Leia mais:

Em seguida, o produtor executivo Dave Filoni resumiu – em sentido mais didático – o trabalho da tecnologia. “O computador está registrando amostras de sons e tons do jovem Mark Hamill e criando uma performance que soa exatamente como Luke Skywalker”.

publicidade

A verdade é que, por mais debatível que isso seja, essa não será a primeira vez que a série exclusiva de streaming utilizará tecnologia para substituir atores reais. Recentemente, um YouTuber que mostrou um Luke rejuvenescido melhor do que o da produção usando tecnologia deepfake acabou sendo contratado pela Lucasfilm. Qual será o futuro de Luke Skywalker na produção?

De qualquer forma, o novo episódio de ‘Disney Gallery: The Mandalorian’ está agora disponível no Disney+, junto com as duas temporadas de ‘The Mandalorian’.

Fonte: Collider

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!