Uma exposição está trazendo cerca de 300 itens de missões da Nasa para o Brasil. Localizada em dois endereços de São Paulo, a mostra conta com o traje vestido por Buzz Aldrin, o molde de mão pelo qual construíram a luva de Neil Armstrong, além de toda a sorte de câmeras e outros aparelhos que já foram até a Lua.

Trazida ao Brasil pela Blast Entertainment, a exposição é intitulada “Space Adventure” (“Aventura Espacial”, na tradução literal) e ocorre no estacionamento do Shopping Eldorado, na zona sul da capital paulista; e também no Farol Santander (antiga “Torre do Banespa”, próximo à estação São Bento do Metrô, sob o nome “Futuro Espacial”).

publicidade

Leia também

De acordo com Rafael Reissman, diretor da empresa, a ideia de uma exposição que trouxesse itens da Nasa para o Brasil veio há cerca de nove anos. Na ocasião, ele e sua equipe realizavam uma feira em memória do cantor Elvis Presley. “Na época, Priscilla Presley [filha de Elvis] adorou o resultado e perguntou quais eram meus próximos planos… Citei a Nasa e ela prometeu me ajudar a entrar em contato com eles”, disse o executivo à Veja.

publicidade

A exposição é a primeira de seu tipo na América Latina e conta com itens cedidos pelo Museu Cosmosphere, do Kansas, onde a maior parte dos itens históricos da agência espacial norte-americana é guardada para posteridade. Além dessa parceria, que envolve os itens originais, há também diversas réplicas – algumas em tamanho real, como o módulo Columbia, que trouxe de volta à Terra os astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins, que foram à Lua a bordo da missão Apollo 11, em julho de 1969.

Além dos itens físicos, a Space Adventure também conta com uma parte mais interativa: uma potencialmente interessante – em especial, para o público infantil – é uma espécie de “sala de imersão” onde o lançamento da Apollo 11 é transmitido em 360º, com direito ao chão “tremendo” no momento de ignição do foguete.

publicidade

A exposição começou a ser exibida na última quinta (26) e segue em apresentação até 26 de outubro de 2021. Os ingressos estão entre R$ 50 e R$ 125.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!