O “Desafio da Caixa de Leite”, que se tornou tendência no TikTok nos Estados Unidos, tem deixado médicos em alerta por conta de um alto risco de acidentes. A brincadeira consiste em andar sobre uma espécie de escada de caixas de plástico, que aqui no Brasil são mais usadas para transportar verduras, o famoso caixote de feira, mas nos EUA, carregam galões de leite.

A hashtag “milk crate challenge”, que significa “desafio da caixa de leite”, em tradução literal, se tornou bastante popular há algumas semanas. Nos vídeos, homens e mulheres sobem e descem em escadas montadas com os engradados. Como as caixas são extremamente instáveis, a maioria das pessoas que tenta realizar o desafio acaba caindo quando a escada desaba.

Médicos e agências de saúde têm dito para que os adolescentes parem imediatamente com mais esse desafio perigoso do TikTok. De acordo com o ortopedista do hospital Mount Sinai, Shawn Anthony, uma queda de uma escada feita de caixas de plástico pode ser mais perigoso do que cair de uma escada fixa, já que é mais difícil se posicionar de forma que reduza danos.

Sistema de saúde pressionado

O médico defende que os jovens que fazem o desafio estão colocando suas articulações em um grande risco de lesões. O ortopedista também alerta que, devido uma nova subida nas hospitalizações por conta da Covid-19 nos EUA, seria prudente evitar precisar de um leito hospitalar por conta de um osso quebrado.

publicidade

Anthony também disse que todos precisam fazer sua parte para apoiar médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde para não colocar uma pressão adicional ao sistema de saúde estadunidense. O médico concluiu que isso envolve não participar do desafio da caixa de leite e nem de outros que coloquem a integridade física em risco.

Leia mais:

Procurado pelo jornal britânico The Guardian, um porta-voz do TikTok disse que a plataforma condena veementemente qualquer conduta que possa gerar algum risco aos usuários. A plataforma emitiu um comunicado informando que vai remover vídeos que envolvam o desafio da caixa de leite, além de bloquear a hashtag que levava para os vídeos.

Via: Futurism

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!