Nasa fecha estruturas da Louisiana e Mississipi para se proteger do Furacão Ida

Tempestade chegou ao solo americano no último domingo (29), mas pessoal essencial dentro das estruturas disse que passagem foi tranquila
Por Rafael Arbulu, editado por Rafael Rigues 30/08/2021 17h53, atualizada em 31/08/2021 09h39
Furacão Ida
Imagem: Zenobillis/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A chegada do Furacão Ida ao solo norte-americano forçou a agência espacial norte-americana, a Nasa, a fechar duas de suas estruturas, localizadas nos estados da Louisiana e Mississipi. Dentro de ambas as edificações, foram mantidos apenas os funcionários essenciais, que monitoraram a passagem da tempestade, além de manter a observação e funcionamento de projetos considerados não interrompíveis.

Antes da chegada da tempestade pelo Golfo do México, as autoridades já haviam ordenado a evacuação das regiões mais perigosas – sobretudo Nova Orleans -, haja vista que o Furacão Ida, segundo dados preliminares da própria Nasa, poderia chegar ao nível 4 antes de se dissipar por completo. Segundo a escala Saffir-Simpson, que mede a “potência” de um furacão analisando sua velocidade média, ele é considerado um evento de alto risco – a escala vai de 0 a 5, do mais fraco ao mais perigoso.

Leia também

A chegada do Furacão Ida ao solo americano, forçando o fechamento de estruturas da Nasa no Golfo do México
A chegada do Furacão Ida ao solo norte-americano, conforme registrado por imagens via satélite, que rendeu evacuação de algumas cidades no Golfo do México. Imagem: CIRA/NOAA/Divulgação

Apesar do tom alarmista, uma porta-voz da Nasa, Shannon Segovia, assegurou que a passagem do Furacão Ida vem sendo “tranquila”. A agência ainda não terminou de analisar todos os dados que coletou da tempestade, mas Segovia disse que nenhum problema foi relatado em qualquer uma das unidades:

“Não há qualquer tipo grave de inundação e nós também não acreditamos que tenham ocorrido quaisquer danos ao hardware de voo”, disse a porta-voz, que também disse que todo o pessoal interno está seguro, contabilizado e nenhum tipo de ferimento ou lesão foi comunicada.

Vale lembrar que a Estrutura de Montagem de Michoud, em Nova Orleans, resguarda partes do Sistema de Lançamento Espacial (na sigla em inglês, “SLS”) dos foguetes das missões Artemis 2 e Artemis 3, partes do projeto da Nasa que deve levar o homem de volta à Lua ainda nesta década.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital