A medida em que se aproxima dos Estados Unidos, o furacão Ida vai ganhando mais força. A tempestade chegou à categoria 4 ao se aproximar da costa do estado da Louisiana neste domingo (29). Os astronautas presentes na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) tiraram fotos impressionantes do fenômeno visto do espaço.

Neste sábado (28) a astronauta norte-americana Megan McArthur, da Nasa, fotografou Ida quando ainda estava na categoria 3. “Se você está ou esteve no caminho do furacão, estou pensando em você e desejando que fique a salvo”, escreveu a astronauta, ao publicas as fotos no Twitter.

publicidade

Leia mais:

A tempestade se agiganta no Golfo do México antes de chegar em terras norte-americanas. O furacão Ida deve atingir a Louisiana justamente 16 anos após a chegada do furacão Katrina, uma tempestade de categoria 4 que devastou a região com os fortes ventos e chuvas, em 2005. Em Nova Orleans, maior cidade do estado, mais de um milhão de pessoas precisaram ser evacuadas na região. Mais de 1,5 mil pessoas morreram na Louisiana em consequência do Katrina.

Olho do Furacão IDA - EUA - ISS
O olho do furacão Ida ao atingir a categoria 4 neste domingo (29). Imagem: Thomas Pesquet/ESA

Por isso, mais uma vez um fenômeno similar assusta. O astronauta francês Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA), tirou fotos do olho do furacão no comecinho da manhã deste domingo. As imagens também o impressionaram

“É preocupante ver esses fenômenos climáticos se tornando mais fortes e mais frequentes do nosso ponto de vista. Espero que qualquer um que esteja no caminho desta tempestade esteja preparado e fique seguro”, disse o astronauta.

Logo cedo, às 5h da manhã no local (7h de Brasília), o furacão estava a 85 quilômetros da foz do Rio Mississippi e a 160 quilômetros do sudeste de Houma, na Louisiana, com ventos máximos sustentados de 240 km/h. A tempestade é considerada extremamente perigosa, colocando em risco a vida das pessoas no caminho. De acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), as próximas horas podem ser catastróficas, com os ventos atingindo o solo.

O Ida é o primeiro furacão em 2021 a atingir o solo dos Estados Unidos, assim como o primeiro a atingir a costa do Golfo do México este ano. Nova Orleans está com uma ordem de evacuação obrigatória para residentes que moram fora dos sistemas de diques, reconstruídos após o furacão Katrina.

Via: Space

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!