Há cem dias terrestres, o rover chinês Zhurong está vagando pelas desoladas paisagens de Marte, realizando uma longa expedição em direção a uma antiga área costeira de Utopia Planitia, uma grande planície dentro da maior bacia de impacto conhecida no sistema solar

Para comemorar o marco histórico, a agência espacial da China divulgou uma série de fotos que mostram o caminho que o rover seguiu desde que deixou para trás o orbitador Tianwen-1, que o conduziu até lá em maio.

publicidade

Fotos feitas pelo rover Zhurong mostra as lindas paisagens vermelhas de Marte

Uma ampla foto panorâmica da planície marciana e outras tantas imagens das lindas paisagens vermelhas de Marte foram tiradas na última terça-feira (24) pelo orbitador, e divulgadas hoje.

Foto panorâmica feita pelo rover chinês Zhurong em Marte. Imagem: CNSA via Xinhua

Se você prestar bem atenção, consegue ver no panorama as marcas dos pneus do rover Zhurong ao centro.

De acordo com a agência estatal de notícias da China, Xinhua, tanto o rover quanto o orbitador estão “em boas condições e funcionando corretamente”. Ainda segundo a agência, ambos perderão as comunicações em algum momento do próximo mês, já que o Sol interromperá o sinal ao passar entre Marte e a Terra.

Rover Zhurong completa 100 dias terrestres em Marte com novas imagens do Planeta Vermelho. Imagem: CNSA via Xinhua

Leia mais:

Zhurong já percorreu mais de 1 km da superfície marciana

O rover já se moveu mais de um quilômetro (1.064 metros) ao sul desde que foi liberado pela sonda para estudar a fronteira entre o que se acredita ser um antigo leito do mar e a terra na região sul da Utopia Planitia.

A China se tornou o terceiro país a pousar suavemente uma espaçonave em Marte, depois dos EUA e da antiga União Soviética (em 1971).

Acima, a rota percorrida pelo rover Zhurong, da China, em Marte. Imagem: CNSA via Xinhua

Se tudo correr conforme o planejado, esse é apenas o começo de uma série de ambiciosas missões da China em Marte. O país espera recuperar amostras de solo marciano em 2030 e enviar astronautas para lá já em 2033, de acordo com o jornal South China Morning Post.

Fonte: The Byte

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!