A Samsung anunciou hoje que alguns recursos dos novos Z Fold 3 e Z Flip 3 vão chegar aos modelos antigos com a atualização do UI 3.1.1, chamado pela Samsung de a interface de usuário mais intuitiva para dobráveis até hoje. Os novos recursos estarão disponíveis nos smartphones Galaxy Z Fold2 5G, Galaxy Z Flip 5G, and Galaxy Z Flip a partir de hoje (31), e chegarão ao Galaxy Fold original (lançado em 2019) daqui a uma semana.

Uma das novidades é a função arrastar e dividir (Drag & Split), que permite dividir a tela com uma nova janela (em diferentes aplicativos), algo muito útil quando você estiver pesquisando preços na Internet. Para usar, basta clicar em um link e arrastar ele para a borda da tela, e assim abrir uma nova janela.

Outro recurso bem útil é o modo multijanela, que pode abrir até três apps na tela, com divisões que podem ter sua altura e largura personalizadas pelo usuário no One UI 3.1.1. Para facilitar a vida dos usuários que querem usar vários apps de forma simultânea, a Samsung também está liberando para os usuários dos seus dobráveis mais antigos o recurso de alternância de janela natural. Na nova interface, ao clicar na janela que você quer mover, ela vai se destacar, o que facilita a tarefa de arrastar e reposicionar.

Outra função é a de rotacionar todos os apps, que adaptam o aplicativo para quando você girar o smartphone, mostrando tudo da melhor forma possível no modo paisagem.

publicidade

Além disso, também é possível personalizar o formato de cada app, que pode abrir em tela cheia ou nos formatos 16:9 e 4:3, além do padrão do app.

O App Split View, exclusivo dos modelos Z Fold, também é bem útil. No app mensagens, por exemplo, o recurso mostra de um lado a conversa e do outro, a lista de outras conversas.

O modo Flex também ganhou uma ótima novidade no One UI 3.1.1, a possibilidade de forçar esse modo (disponível no menu Labs) em aplicativos não compatíveis.

Também é possível marcar seu apps favoritos na barra de tarefas lateral, e assim, ter um acesso rápido a ele para usar o modo multijanela.

Leia mais:

E finalmente, temos o recurso de espelhar a tela de capa, um recurso exclusivo dos modelos Z Fold 3 e Z Fold 2, o que permite configurar a mesma tela externa e tela inicial, algo muito útil no dia a dia.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!