É lancha ou é carro? Que tal passear na lagoa com um Jaguar E-Type, de 1961? Um Porsche 550 Spyder, como aquele que foi propriedade de James Dean nos anos 1950 (e no qual encontrou seu trágico fim)? Espalhafatoso demais? Por que não uma caseira Kombi?

O nome da brincadeira é resto-floating – algo como “restauroflutuação”, derivado de resto-modding, a recriação de carros clássicos com partes modernas. A ideia não é, como faz parecer, transformar carros clássicos em lanchas, mas só criar lanchas que parecem carros clássicos. Lanchas mesmo, não veículos anfíbios.

publicidade

E, ainda que certamente não seja a primeira vez que alguém faça uma lancha com carroçaria de carro, é a primeira vez que uma empresa é fundada só para criar carros-lancha. É a Floating Motors, que também anunciou, além dos já citados, o Mini e o Fiat 500.

Por enquanto, só há as renderizações de qualidade duvidosa, que parecem brinquedos:

publicidade
Fiat 500, Mini e E-Type (Imagem: Floating Motors/Diviulgação)
Querida Kombosa versão catamarã (Imagem: Floating Motors/Divulgação)
Kombi vista por trás mostrando inteiro (Imagem: Floating Motors/Divulgação)

Mas a promessa é criar lanchas para gente adulta, de entre 3 e 6 metros. Com casco oferecido em três versões: no formato tradicional, catamarã ou hidrofólio. Os motores serão elétricos, entre 40 a 240 cv.

Não há ainda um prazo para quando os veículos vão mesmo ser criados, mas há razões para acreditar que é mais que um viral. A Floating Motors é uma joint venture de duas companhias italianas: a Jet Capsule e o Estúdio de Design Lazzarini.

publicidade

A primeira foi uma startup que lançou, em 2016, uma curiosíssima embarcação em formato de bolha, isolada do ambiente – uma cápsula movida a jato de água (como um jet ski), como o nome indica. A criação foi chamada então de “menor iate do mundo”. A segunda é o estúdio de design automotivo que inventou a tal cápsula.

É de se imaginar que estejam falando sério. Ou, perdoe o trocadilho, testando as águas para ver se há demanda.

publicidade

Leia mais:

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!