Anvisa determina que PF deporte do Brasil 4 jogadores da Argentina que mentiram em formulário sanitário

Por Matheus Barros, editado por André Lucena 05/09/2021 15h13, atualizada em 05/09/2021 17h48
sede-anvisa-agencia-brasil
Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pediu que a Polícia Federal (PF) tome providências imediatamente contra 4 jogadores da seleção da Argentina que estão no país. De acordo com o órgão, Emiliano Martínez, Buendía, Cristian Romero e Giovani Lo Celso mentiram informações no formulário sanitário obrigatório para entrada no Brasil.

Por isso, agentes da Anvisa invadiram o gramado da Neo Química Arena, estádio do Corinthians, na tarde deste domingo (5), para paralisar o jogo entre Brasil x Argentina pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022.

Às 16h58 deste domingo (5), a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) confirmou que a partida foi suspensa.

Os quatro jogam em times ingleses e viajantes que estiveram na África do Sul, Índia, Irlanda do Norte e Reino Unido nos últimos 14 dias estão proibidos de entrar no Brasil.

Giovani Lo Celso ao lado de outros jogadores da seleção da Argentina
Anvisa determina que PF deporte do Brasil 4 jogadores da Argentina que mentiram em formulário sanitário. Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Os atletas argentinos deviam ter feito quarentena obrigatória ao chegar no Brasil, no entanto, eles afirmaram que estavam na Venezuela e então puderam desembarcar sem problemas em São Paulo (SP).

Em nota, a Anvisa disse que “notícias não oficiais” informaram ao órgão sanitário que as declarações dos jogadores eram falsas, o que representa um “notório descumprimento” das normas de controle imigratório brasileiro durante a pandemia de Covid-19.

Leia também!

“A Anvisa considera a situação risco sanitário grave, e por isso orientou às autoridades em saúde locais a determinarem a imediata quarentena dos jogadores, que estão impedidos de participar de qualquer atividade e devem ser impedidos de permanecer em território brasileiro”, disse o órgão.

Segundo o portal UOL, funcionários da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo foram até o hotel onde os atletas argentinos estão hospedados para apurar a possível infração sobre as regras sanitárias.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.