Depois de ter praticamente todas as informações vazadas nesta quinta-feira (9), o Facebook resolveu anunciar oficialmente seu primeiro óculos inteligente, criado em parceria com a marca americana Ray-Ban e chamado de Ray-Ban Stories. O produto lembra (muito) outro lançamento de outra rede social e faz basicamente a mesma coisa ao gravar vídeos e tirar fotos, mas sem o visual geek dos Spectacles.

Se você esperava um óculos com tela exibindo informações em realidade aumentada, como nos filmes de ficção ou então no projeto Google Glass, ou Hololens da Microsoft, o novo óculos do Facebook vai te desapontar. Ele tem cara de um Ray-Ban tradicional, com as hastes mais grossas, permite fotografar e filmar, para então compartilhar este conteúdo em qualquer lugar – até em outra rede social.

Leia também

O Ray-Ban Stories utiliza duas câmeras de cinco megapixels presentes nas hastes do produto, para capturar imagens com foco nos stories da rede social. Os vídeos são limitados em até 30 segundos e assim como os Spectacles do Snapchat, um aviso em forma de luz aparece ao lado da câmera enquanto ela grava o que acontece – poderia ser uma luz muito maior, convenhamos.

publicidade
Ray-Ban Stories (Imagem: divulgação/Facebook)
Ray-Ban Stories (Imagem: divulgação/Facebook)

Ray-Ban Stories toca música e faz chamadas de voz

A haste também tem outras funções, com alto-falante e microfone integrados para comandos de voz e capturar o áudio do local, tocar música ou então para a conversa em uma chamada. O Facebook promete que este último recurso utiliza tecnologia capaz de filtrar o som da rua, para entregar apenas a fala da pessoa durante a conversa.

Todo o controle das imagens capturadas pelo Ray-Ban Stories é feito por um app chamado Facebook View, de onde podem ser compartilhadas as fotos e vídeos diretamente para o perfil do usuário no Facebook e Instagram, além de mensageiros como WhatsApp e Messenger, ou então outras redes sociais concorrentes como Twitter, TikTok e Snapchat.

Também é possível salvar as fotos e vídeos na galeria de imagens do aparelho, para fazer qualquer coisa com o arquivo depois disso.

Quando e quanto?

O Ray-Ban Stories já está disponível para venda em 20 opções diferentes de formatos, sempre alinhados ao visual tradicional dos óculos criados pela fabricante americana. Dentro de cada variante o usuário escolhe cinco cores e a lente pode ser transparente, com grau, de sol ou então fotocromática (que escurece ou clareia automaticamente, de acordo com o ambiente).

O preço sugerido para os óculos começa em US$ 299, com lançamento acontecendo nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Irlanda, Itália e Reino Unido. Não existe previsão de lançamento no Brasil, mas a página brasileira do Ray-Ban já apresenta o produto e oferece um cadastro para interessados.

Via: Facebook.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!