Pesquisadores do País de Gales registraram um elusivo tubarão-anjo, um animal em risco de extinção, justamente no momento em que ele saltava de sua armadilha para se alimentar de um peixe desprevenido. Segundo os especialistas, essa foi a primeira filmagem do tipo a ser capturada no país.

Ao longo do vídeo abaixo, podemos ver que o tubarão-anjo não é necessariamente “tímido”, permitindo que os biólogos marinhos que o encontraram o sigam com uma câmera subaquática e registrem seus hábitos alimentares e também alguns movimentos de nado.

Leia também

Apesar do nome, o tubarão-anjo é consideravelmente diferente de seus primos mais famosos: ele prefere capturar presas em armadilha, batendo na areia do fundo do mar para se enterrar, agarrando qualquer peixe desavisado que passar por ele. Além disso, ele não tem grande projeção de crescimento, raramente passando de 1,2 metro (m) de tamanho quando adulto.

publicidade

“Foi incrível assistí-lo e filmá-lo nadando por aí, se enterrando na area e usando essa camuflagem para capturar sua comida”, disse Jake Davies, o biólogo especializado em vida marinha que fez o vídeo. “Essa filmagem vai muito além do que pensávamos ser possível no País de Gales”.

Davies, que é coordenador de projetos da ONG Angel Shark Project: Wales, argumenta que a filmagem traz também uma ponta de esperança. Por ele ser ameaçado de extinção, o tubarão-anjo é difícil de ser capturado em vídeo. Embora seu método de caça lhe ofereça uma vantagem, ele também o deixa vulnerável a redes de arrasto – um tipo de pesca predatória que barcos executam por meio de uma rede bem longa, que desce até a areia, levando tudo o que se enrosca nela.

Por isso, a população de tubarões-anjo é relativamente pequena, mantendo-se em ação no oceano atlântico, em regiões como Noruega e Marrocos. Ver um exemplar relativamente jovem no País de Gales, segundo Davies, é sinal de que a espécie não está apenas migrando, mas também procriando.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!