Embora meteoros caiam o tempo todo na Terra, o fenômeno é muito mais comum de ser testemunhado à noite. Alguns, no entanto, por serem são tão brilhantes, podem ser vistos mesmo com a luz do dia. E foi isso que aconteceu na última sexta-feira (10), na cidade de Monte Castelo, em Santa Catarina.

Por volta das 18h40, começava a anoitecer no município, e ainda estava relativamente claro, quando uma bola de fogo surgiu rasgando o céu. O fenômeno foi testemunhado por vários moradores da cidade e registrado pela estação de monitoramento.

Nas imagens, é possível ver Júpiter (o ponto luminoso logo acima do meteoro). O planeta poderá ser facilmente observado neste horário durante os próximos dias. 

Bola de fogo foi episódio esporádico e não fazia parte de uma chuva de meteoros

Durante cerca de três segundos, a bola de fogo brilhou intensamente, antes de desaparecer sobre o oceano Atlântico. De acordo com a estação de monitoramento de Monte Castelo, a velocidade do meteoro foi estimada em 60 mil km/h.

publicidade

Segundo Marcella Duarte, em colaboração ao site Tilt, da Uol, o astrônomo amador Jocimar Justino de Souza, dono da estação, localizou as imagens ao ser alertado por uma pessoa que viu a queda do meteoro. 

“Assim que ouvi o relato, já achei o registro, pelo horário. O fenômeno teve muitas testemunhas devido ao horário. Só em Monte Castelo, pelo menos seis pessoas relataram. Por causa do brilho elevado, sem dúvidas também foi observado em outras cidades e também estados vizinhos”, acredita Souza. 

Leia mais:

Ele explica o que é o fireball (bola de fogo, em tradução literal). “Trata-se de um fragmento maior de rocha espacial, que queima ao adentrar nossa atmosfera. Neste caso, provavelmente, foi um meteoro esporádico, que não pertence a nenhuma chuva de meteoros catalogada até o momento”. 

De acordo com o astrônomo, que faz parte da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), esses são justamente os meteoros de maior relevância para seus estudos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!