Se no espaço não tem Covid-19, então está liberada a aglomeração? Parece que sim: pela contagem oficial, o lançamento da missão Inspiration4, da SpaceX, no último dia 15, aumentou a população humana lá em cima para 14 – um indivíduo a mais que o recorde anterior.

A Inspiration4 conta com quatro tripulantes a bordo de uma cápsula Crew Dragon especialmente adaptada. Além deles, temos os “inquilinos” da Estação Espacial Internacional (ISS) – sete ao todo. Finalmente, outros três astronautas chineses estão a bordo da estação chinesa Tianhe.

publicidade

Leia também

Imagem mostra Sian Proctor e Hayley Arceneaux, astronautas da missão Inspiration4 da SpaceX. Chegada da missão ao espaço quebrou recorde de população humana em órbita
Sian Proctor (esq.) e Hayley Arceneaux (dir.), da missão Inspiration4, da SpaceX: tripulação de quatro indivíduos da missão quebrou recorde de pessoas vivendo simultaneamente no espaço. Imagem: SpaceX/Divulgação

Nomeando todos, especificamente, temos:

publicidade
  • Inspiration4: Jared Isaacman, Hayley Arceneaux, Sian Proctor e Chris Sembroski
  • ISS: Shane Kimbrough, Megan McArthur e Mark Vande Hei (Nasa); os cosmonautas russos Pyotr Dubrov e Oleg Novitskiy (Roscosmos); Akihiko Hoshide (da Jaxa japonesa) e, finalmente, Thomas Pesquet (ESA)
  • Tianhe: Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo

Inclusive, o pessoal da ISS desejou boa sorte à missão Inspiration4, horas antes do lançamento: “Tudo de melhor para a equipe da Inspiration4!”, disse Vande Hei no Twitter. “Missões privadas de astronautas são parte do plano da Nasa de cumprir suas futuras metas. Essas missões abrirão caminho para um forte mercado [de viagens] para a baixa órbita da Terra, um setor do qual a Nasa será uma de vários clientes. Vai, Inspiration! Vai!”.

Vale ressaltar, porém, que a aglomeração espacial vai ser reduzida pela metade nos próximos dias: a tripulação da Inspiration4 deve voltar à Terra no próximo sábado (18), enquanto a missão chinesa prevê o retorno de seus três astronautas na manhã de sexta (17).

publicidade

No passado, o recorde de 13 pessoas foi atingido em várias ocasiões. A de maior destaque ocorreu em março de 2009, quando a ISS acomodou 13 moradores sozinha.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!