O WhatsApp está testando um novo modo que adiciona um catálogo com lojas, comércios e serviços próximos do usuário e a cidade de São Paulo é a primeira do mundo a receber o formato. Tudo ainda está em testes e disponível na versão beta do mensageiro.

O WhatsApp disse que o teste em São Paulo deve incluir milhares de empresas, por enquanto, restritas a bairros no centro da capital. Mais cidades de outros países do mundo devem ser inclusas nos testes nos próximos meses. Índia e Indonésia aparecem como candidatas.

“Esta pode ser a principal forma de as pessoas iniciarem um processo de comércio no WhatsApp”, disse Matt Idema, vice-presidente de mensagens de negócios do Facebook. A gigante diz que a motivação para a nova função está no aumento da demanda de e-commerce durante a pandemia da Covid-19.

WhatsApp no estilo google maps
Imagem: Divulgação WhatsApp

São Paulo em testes com WhatsApp

“Definitivamente, há um caminho para os anúncios, que é o modelo de negócios principal do Facebook, que, a longo prazo, acho que de uma forma ou de outra fará parte do modelo de negócios do WhatsApp”, completou.

publicidade

Leia mais:

Padarias, restaurantes, lojas, oficinas, escolas e diversas outros tipos de serviços estão inclusos. A lista deve ser expandida aos poucos, aumentando as categorias e regiões compatíveis com o recurso. Depois disso é só escolher uma categoria.https://s.dynad.net/stack/928W5r5IndTfocT3VdUV-AB8UVlc0JbnGWyFZsei5gU.html

Ainda não há uma previsão para quando os testes vão ser encerrados e o recurso será lançado para a versão final do aplicativo. Essa é mais uma forma do mensageiro se aproximar dos negócios. A plataforma já possui o WhatsApp Business, para atendimento ao cliente a nova ferramenta deve incorporar ainda mais empresas no aplicativo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!