Cuidar dos filhos é sempre um desafio, crianças pequenas muitas vezes ficam furiosas quando se recusam a comer ou não querem sair de um determinado local. No entanto, existem algumas dicas para lidar com a birra dos filhos. Em um artigo publicado na Tribune Content Agency, a pediatra de Indianápolis (EUA) Dra. Nerissa S. Bauer reúne algumas.

Segundo a especialista, esses momentos de raiva das crianças podem ocorrer por conta de “algo que está acontecendo ou aconteceu com a criança ou com alguém da família”. Ou ainda ser simplesmente uma forma do pequeno se expressar, já que não consegue falar e explicar o que está ocorrendo.

publicidade

No entanto, algumas situações do cotidiano podem ser especialmente estressantes para os filhos e desencadear crises de birra. Divórcio dos pais, mudanças de casa ou de escola, podem fazer as crianças se sentirem tristes, o que tende a aumentar os acessos de fúria. Por isso, é importante os pais ficarem atentos ao comportamento dos filhos e fazer com que eles se sintam seguros, principalmente em situações como as mencionadas.

Filhos e a birra

“As experiências adversas da infância tendem a durar mais do que um único momento, o que faz com que os sistemas de estresse das crianças fiquem ligados por muito tempo. Quando isso acontece, o estresse se torna tóxico para a saúde geral. Quanto mais ACEs as crianças enfrentam, mais danos podem sofrer ao longo do tempo”, explica a médica.

Leia mais:

“A boa notícia é que os pais podem ajudar a proteger as crianças desse estresse antes que ele se torne tóxico. Proporcionar relacionamentos seguros, protegidos e estimulantes ajuda a redefinir o sistema de estresse do corpo. Além disso, pesquisas sugerem que experiências positivas na infância são igualmente importantes”, completa o texto.

A especialista diz que uma forma de se aproximar dos filhos e evitar momentos de birra é com a leitura compartilhada ou então inserindo a crianças em momentos familiares que façam parte da rotina. A rotina, inclusive, é uma forma de fazer os pequenos se sentirem em segurança e evitar crises de raiva.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!