Espaçonave de carga Tianzhou 3 deixa a China em direção à estação espacial

Nave está levando mantimentos e vai preparar o módulo principal Tianhe para a próxima tripulação humana a habitar a estação
Rafael Arbulu21/09/2021 11h25
Imagem de transmissão da estatao chinesa mostra o foguete Long March 7, carregando a nave Tianzhou 3, lançada pela China
Imagem: CCtV/Reprodução
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A China lançou a espaçonave de carga Tianzhou 3, que foi em direção ao seu projeto de estação espacial Tianhe. O objetivo do veículo era o de levar mantimentos e outros artigos de preparação do módulo principal da estação para receber a próxima missão tripulada da nação asiática.

O lançamento foi realizado ontem (20), às 15h10 (horário local, o que corresponde às 3h10 do mesmo dia em Brasília). O foguete Long March 7 levou a cápsula Tianzhou 3 após ignição conduzida no Centro de Lançamento de Satélites Wengchang, na província de Hainan, região sul da China.

Leia também

Cerca de seis horas e meia depois, a nave se atracou na Estação Espacial Tianhe, que hoje é constituída apenas de seu módulo principal homônimo, mas que em um futuro próximo contará com pelo menos outros dois módulos de laboratório e pesquisa, chamados Wentian e Mengtian. Além disso, diversas estruturas de acoplagem vão contemplar painéis solares, passarelas de aço e outras benesses.

Na espaçonave, a China posicionou algumas toneladas (o governo chinês não abre números expressos de missões) de propelentes combustíveis, artigos científicos e outros suprimentos. No meio de outubro, a missão Shenzhou-13 levará três “taikonautas” – termo pelo qual a China se refere aos seus astronautas – para viverem na estação.

Vale lembrar que o país recentemente trouxe de volta os três primeiros “inquilinos” da estação espacial Tianhe. Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo voltaram à Terra após passarem cerca de três meses lá em cima, chegando à 1h35 do último dia 17 (horário local). Segundo o governo chinês, os três estão em boas condições e agora obedecem a uma quarentena mandatória para normalização do sistema imunológico.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.