O YouTube iniciou os testes de uma forma oficial para os assinantes do YouTube Premium poderem baixar vídeos da plataforma através de navegadores para desktop. Em um primeiro momento, o novo recurso não será disponibilizado para todos os usuários e ficará disponível até 19 de outubro.

Para saberem se estão ou não qualificados para participar dos testes, os assinantes do YouTube Premium devem acessar a página de recursos experimentais. Esta área é disponibilizada apenas para os assinantes e lista todos os recursos disponíveis em período de teste.

publicidade

Caso você seja um usuário qualificado para participar do teste, precisará ter um navegador compatível com o recurso. De acordo com o Google, os browsers compatíveis com a nova ferramenta de download de vídeos são as versões mais recentes de Chrome, Edge e Opera.

Após aceitar participar do teste e garantir que está em um navegador compatível, os usuários devem ver uma opção para baixar o vídeo quando estiver assistindo a ele. Depois de baixado, o vídeo vai para uma sessão chamada Downloads, que pode ser acessada no menu do lado esquerdo da tela.

Sem baixar o arquivo

Diferente de ferramentas ilegais que permitem baixar o arquivo do vídeo e assisti-los em players instalados no computador, como o VLC Player ou o Windows Media Player. A ferramenta apenas permite que o usuário consiga ver os vídeos no navegador, mesmo estando offline.

É um recurso parecido com o que já é disponibilizado aos usuários que são assinantes do YouTube Premium em smartphones. Nos celulares, a aba de downloads já existe há bastante tempo, sendo um dos principais chamarizes para o programa de assinaturas da plataforma de vídeos.

Leia mais:

Contudo, alguns usuários relataram que o novo recurso ainda não está funcionando adequadamente. Um dos problemas relatados foi que os vídeos não eram baixados, com a barra de progresso não saindo de zero por cento, sendo necessário tentar de novo para conseguir fazer o download.

Via: The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!