Um novo exemplar de anquilossauro – um dinossauro com uma armadura de espinhos – foi descoberto no Marrocos, na África, por cientistas do Museu Britânico de História Nacional. O fóssil foi chamado de “Spicomellus afer” e deve ter vivido em torno de 150 milhões de anos atrás – efetivamente, esse pode ser um dos mais velhos anquilossauros.

A descoberta veio com uma novidade peculiar, segundo os cientistas: normalmente, a carapaça protetora dos anquilossauros vem da própria pele. No caso do Spicomellus afer, porém, os espinhos projetados para fora do corpo estão fundidos às costelas do animal – algo inédito não apenas nessa espécie, mas em praticamente todos os dinossauros que contam com alguma proteção externa.

publicidade

Leia também

Anquilossauro dinossauro com armadura de espinhos capa
Uma ilustração de um anquilossauro comum mostra a carapaça protetora que o animal tinha em sua pele, mas espécie encontrada na África mostra uma versão diferente, com as proteções fundidas aos próprios ossos (Imagem: Daniel Eskridge/Shutterstock)

Dinossauros com armaduras de espinhos ou outras configurações não são uma novidade: estegossauros tinham fileiras de proteção ao longo das costas, paquicefalossauros tinham uma espécie de domo ósseo na cabeça que usavam para proteção e ataque, tricerátops tinham seus famosos chifres – anquilossauros normais traziam um casco similar ao de uma tartaruga, que os protegia nas costas e laterais.

publicidade

Somente essa nova espécie – a primeira do tipo a ser encontrada em solo africano – é quem conta com essa diferença em relação aos seus congêneres: “o espécime apresenta uma costela com armadura dermal fundida à superfície dorsal, uma morfologia sem precedentes entre vertebrados extintos ou existentes”, diz trecho do estudo publicado no jornal Nature Ecology and Evolution.

“Quando o fóssil chegou para nós, pensávamos se tratar de uma parte de um estegossauro, já que também encontramos um no mesmo local”, disse a Dra. Susannah CR Maidment, do musei. “Só que não existe um estegossauro com esse tipo de armadura”.

publicidade

Especulações variadas já vêm sendo posicionadas: há quem pense que esse anquilossauro em particular é um tipo de desvio evolucionário e que não tenha dado origem a novas espécies do tipo, enquanto outros pensam se tratar de uma versão primária do anquilossauro como o conhecemos, já que o fóssil do dinossauro africano, segundo os cientistas, é um pouco mais velho do que outros esqueletos escavados.

A expectativa é que as escavações no local ajudem a desvendar mais detalhes sobre essa espécie, até agora, única.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!