O geólogo do Instituto Espanhol de Geologia e Mineração, Carlos Lorenzo, informou que o cume principal do vulcão Cumbe Vieja, que fica em La Palma, sofreu uma ruptura parcial neste sábado (25). De acordo com o especialista, o rompimento fez com que blocos da encosta do vulcão fossem deslocados diretamente para o mar. O ocorrido causou o fechamento do aeroporto local.

Segundo as informações d’O Globo, apesar de parecer assustador, Miguel Ángel Morcuende, diretor técnico do comitê de crise, tranquilizou a população ao afirmar que o fenômeno “não é preocupante”.

publicidade
Sistema de satélites da União Europeia registrou o momento em que o vulcão entra em erupção. Foto: Sistema de satélites Copérnico / União Europeia

“A ruptura significa que os diferentes centros de emissão que se sucedem ao longo de uma fissura podem se apagar ou podem aparecer novos. Esta é uma típica erupção das Ilhas Canárias”, falou.

Em outras palavras, o que Morcuende quis dizer é que existe um novo polo emissor na mesma fissura e que ele está emitindo materiais para o cume principal do vulcão Cumbe Vieja.

publicidade

Leia mais:

Se não é nada preocupante, por que o aeroporto local foi fechado?

publicidade

“O aeroporto de Las Palmas está inoperante devido ao acúmulo de cinzas. As tarefas de limpeza já começaram, mas a situação pode mudar a qualquer momento”, escreveu a companhia Aena no Twitter.

Com o vulcão expelindo toneladas de lavas, destruindo casas e forçando a evacuação de cerca de seis mil pessoas, as autoridades decidiram fechar o aeroporto. Voos foram cancelados e a sala de embarque ficou vazia. Alguns passageiros, no entanto, só descobriram que não poderiam viajar ao chegarem nos portões do aeroporto.

publicidade

Erupção do vulcão Cumbre Vieja pode durar mais de 80 dias

Após passar décadas adormecido, o vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção na região das Ilhas Canárias no último domingo (19), causando a destruição de mais de 100 casas e gerando a evacuação de moradores da região. Estimativas apontam que o fenômeno deve durar entre 24 e 84 dias.

A informação é do Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan), que explicou que a duração da erupção pode ser calculada com base em dados conhecidos sobre outras erupções históricas já ocorridas na ilha de Las Palma.

Para saber mais sobre o vulcão Cumbre Vieja, acesse a reportagem do Olhar Digital.