Até o início de 2020, o Gmail oferecia o suporte para utilizar apenas uma assinatura na sua conta. A limitação era um inconveniente para quem não desejava exibir sempre a mesma mensagem no fim de um e-mail de trabalho e também para outros contatos, como amigos ou familiares.

A boa notícia é que o Google introduziu um novo recurso no Gmail ao longo do ano passado: a possibilidade de criar e gerenciar múltiplas assinaturas na versão web do cliente de e-mails. Veja como aproveitar o recurso no nosso guia abaixo.

publicidade

O que é uma assinatura de e-mail?

Uma assinatura de e-mail, que vale tanto para o Gmail como para outras plataformas, é um texto personalizado que o usuário pode configurar contendo os seus dados pessoais, de contato ou apenas uma citação ou frase favorita.

Esse conteúdo, que atualmente pode incluir até 10 mil caracteres, é adicionado no rodapé de todas as mensagens enviadas da sua conta.

publicidade

Como ter mais de uma assinatura no Gmail

1. O processo é bem simples, primeiro clique em: ‘Configurações rápidas (ícone de engrenagem na lateral superior direita) > Ver todas as configurações’.

2. Na aba ‘Geral’, role a tela para baixo até encontrar a seção ‘Assinatura’ e clique em ‘Criar Nova’.

publicidade

3. Na janela que surge na tela, crie um nome para a sua nova assinatura. Na caixa de texto ao lado, é possível formatar a sua nova assinatura adicionando uma imagem ou, como no exemplo abaixo, alterando o estilo final do texto.

4. Por fim, siga o mesmo processo para criar outras assinaturas.

publicidade

Dica importante: no rodapé da página de configurações, não se esqueça de clicar em ‘Salvar alterações’ antes de voltar até a página inicial do Gmail.

Criar uma assinatura no Gmail no PC, passo 5

5. Para alternar entre diferentes assinaturas, preencha um novo e-mail normalmente e clique no ícone de caneta em destaque. Como na captura de tela abaixo, você verá uma lista com as assinaturas cadastradas na sua conta. Escolha a que deseja e clique em ‘Enviar’.

Pronto! Agora você já sabe como criar múltiplas assinaturas no Gmail.

Leia mais:

Créditos da imagem principal: Alexey Boldin/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!