Jogadores de ‘Final Fantasy XIV‘ (confira o trailer abaixo) foram “xingar muito” no Reddit como forma de solicitar mais medidas de proteção no game que ajudem a evitar possíveis assediadores. O título da aclamada saga de RPG lançado em 2010 recentemente registrou uma expressiva alta na quantidade de usuários, e as limitações de segurança que antes eram eficazes já não são mais – inclusive, se mostram mais problemáticas.
A reclamação original foi publicação por um usuário que assina como “ItsTracer”. A pessoa descreve ao longo de um enorme texto que os recursos sociais do jogo facilitam que perseguidores e stalkers não deixem as vítimas em paz, em casos que incluem até discriminação de gênero e assédio sexual. No momento de publicação deste texto, o post explicando o problema está viralizando na plataforma e registra quase 6 mil upvotes (os “likes” do Reddit).
Ao longo do extenso e detalhado relato, “ItsTracer” conta que existem mecânicas que chegam a causar estranheza na forma como funcionam atualmente em ‘Final Fantasy XIV’. Por exemplo, se você excluir um jogador da lista de amigos, o seu perfil continua aparecendo como amigo pra ele, o que significa que a pessoa pode acompanhar todas as mudanças que o jogador ou jogadora fizer no personagem e facilmente encontrá-lo.
Mais problemático ainda é que jogo não bloqueia tal usuário inconveniente caso você o adicione à “lista negra”, pois da mesma forma ele pode ser pareado para jogar com você.
Ainda mais grave é o fato de que não é possível deixar o Lodestone privativo. Ou seja, qualquer pessoa que tenha sua ID poderá encontrar o seu personagem, no servidor que estiver e com qualquer nome. Um exemplo dado no texto do Reddit é que uma relação de amizade que começou bem e depois virou briga não terá como ser “excluída ou deixada para trás”, pois os envolvidos poderão novamente se encontrar dentro do jogo apenas utilizando informações básicas.
Leia mais:
- ‘Final Fantasy’ 5 e 6 são retirados da Steam para dar lugar à remasterização
- ‘Stranger of Paradise: Final Fantasy Origin’ é anunciado e chega em 2022
- ‘Final Fantasy VIII Remastered’ ganha versão mobile para Android e iOS
“Eu adoro este jogo, mas é um MMO, e perseguições e assédio são abundantes”, escreveu o usuário do Reddit no post, afirmando ter presenciado situação bem incômodas que impactaram e afligiram os jogadores na vida real, inclusive. “Já ouvi tantas histórias de terror, tive que consolar amigos que já tiveram que lidar com isso, e me encontrei nesta situação algumas vezes também”.
O texto chama a atenção para tais problemas e pede por mudanças simples de segurança que ajudem os jogadores a se livrar por definitivo de alguém que está incomodando, assim evitando a necessidade de recorrer a processos mais lentos e difíceis que pudessem levar a pessoa a um banimento.
Até o momento, a desenvolvedora Square Enix não se pronunciou sobre o caso. De qualquer forma, ‘Final Fantasy XIV’ é exclusivo para PC e pode ser adquirido via Steam por preços a partir de R$ 52,99.
Fonte: IGN
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Amazon Prime também é feito para jogadores!
Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.