Lançado a bordo de um foguete Longa Marcha 3B na última segunda-feira (27), o satélite Shiyan-10 foi oficialmente declarado perdido pela Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China, fato divulgado pela mídia estatal chinesa na terça-feira (28).

Apesar de uma decolagem bem-sucedida realizada no Centro de Lançamento de Satélites Xichang, no sudoeste da China, uma falha inesperada ocorreu após o satélite se desprender do foguete que o transportava.

publicidade
https://www.youtube.com/watch?v=QLZ6nfC8Nxg

Enquanto o veículo de lançamento Longa Marcha 3B executou sua missão normalmente, o satélite Shiyan-10 experimentou condições operacionais anormais.  Poucas horas após o lançamento, um objeto foi catalogado, confirmando que o satélite havia se separado com sucesso do estágio superior do foguete. 

Pouco depois da decolagem, “um flash no céu noturno” foi visto em New South Wales, na Austrália, e relatado no Twitter. 

publicidade

Esse flash, provavelmente, foi causado por uma queima do estágio superior do foguete Longa Marcha 3B, sugerindo que o lançamento estava em curso, de acordo com o site SpaceNews.

Leia mais:

publicidade

China lança satélites de teste Shiyan desde 2004

As espaçonaves Shiyan Weixing são satélites de teste construídos por diferentes fornecedores como pioneiros em novas tecnologias. O primeiro Shiyan foi lançado em abril de 2004 em um foguete Longa Marcha 2C. Depois disso, mais oito missões seguiram para testar mais tecnologias experimentais.

Antes desse, o Shiyan-9 foi lançado em órbita geoestacionária (GEO) em março deste ano, em um foguete Longa Marcha 7A (também conhecido como Chang Zheng 7A). Embora a verdadeira função desse satélite nunca tenha sido revelada, especula-se que ele seja usado para realizar sensoriamento remoto óptico de alta resolução e alta órbita.

publicidade
Lançamento do foguete Longa Marcha 3B, que conduzia o Shiyan-10, foi bem-sucedido. Imagem: Captura de tela YouTube China Space Exploration

Naquele mesmo dia, houve também o lançamento do satélite Jilin-1 Gaofen 02D, transportado por um foguete Kuaizhou-1A que decolou do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste da China, três horas antes, e entrou em órbita com sucesso.

Jilin-1 Gaofen 02D é um satélite de observação da Terra de alta resolução que faz parte da constelação Jilin-1 planejada da China de 138 satélites de sensoriamento remoto de alto desempenho. 

Os dois eventos foram os 35º e 36º lançamentos orbitais da China deste ano.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!