Um míssil hipersônico foi lançado com sucesso em um teste executado pela Darpa em parceria com a Força Aérea dos Estados Unidos. Construído pela Raytheon Technologies, o Hypersonic Air-breath Weapon Concept (HAWC) foi lançado de uma aeronave segundos antes de seu motor Northrop Grumman scramjet (jato supersônico de combustão ramjet) ser acionado.

O processo do motor do míssil funciona da seguinte maneira: ele comprime o ar de entrada misturado com seu combustível de hidrocarboneto e acende uma mistura de fluxo de ar em movimento rápido, impulsionando o cruzador a uma velocidade maior que Mach 5, que equivale a cinco vezes a velocidade do som.

publicidade

Leia mais:

“O teste de voo livre HAWC foi uma demonstração bem-sucedida das capacidades que farão dos mísseis hipersônicos de cruzeiro uma ferramenta altamente eficaz para nossos combatentes. Isso nos deixa um passo mais perto de fazer a transição do HAWC para um programa de registro que oferece capacidade de próxima geração para os militares dos EUA”, afirmou o gerente do programa HAWC no Escritório de Tecnologia Tática da Darpa, Andrew “Tippy” Knoedler, em um comunicado.

publicidade

Mesmo sem explosivos, o míssil pode atingir alvos muito mais rapidamente do que mísseis subsônicos e tem uma energia cinética significativa. O Hypersonic Air-breath Weapon Concept opera melhor em uma atmosfera rica em oxigênio, onde a velocidade e a capacidade de manobra dificultam a detecção em tempo hábil.

“O teste de voo livre bem-sucedido do HAWC é o culminar de anos de parceria bem-sucedida com o governo e a indústria, na qual uma única equipe voltada para um propósito atingiu uma meta extremamente desafiadora por meio de intensa colaboração. Este voo histórico não teria sido possível sem a dedicação da indústria, da Força Aérea dos Estados Unidos e do pessoal de teste de voo da Marinha que perseverou durante a pandemia para fazer a mágica acontecer”, completou Knoedler.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!