O filme de terror mais assustador de todos os tempos foi revelado – tudo graças a um novo estudo chamada de “The Science of Scare Project” (“projeto da ciência do susto”, na tradução literal do inglês), feito pela empresa Broadband Choices.

De acordo com a análise, 250 pessoas ouvidas assistiram a 40 títulos do gênero em uma verdadeira maratona assustadora que perdurou por “várias semanas”, sempre “equipados com monitores de frequência cardíaca” e “sob supervisão médica e de pesquisadores”.

Assim, os estudiosos encontraram um padrão entre os voluntários. Enquanto as pessoas registraram uma média de 64 batimentos por minuto (bpm) em repouso, os índices médios chegaram aos 88 bpm durante a exibição de ‘Host’ (ou ‘Cuidado com quem Chama’) – sendo que o pico de susto gerado pelo momento mais intenso do longa atingiu incríveis 130 bpm.

host
‘Host’ é o filme de terror mais assustador de todos os tempos, diz estudo. Imagem: Vertigo Releasing/Divulgação

Lançado em 2020, o filme de terror mais assustador conta a história de seis amigos que contratam uma médium para realizar uma sessão espírita via Zoom durante a pandemia de Covid-19. Dirigido por Rob Savage e gravado em meio ao isolamento social, o quase curta-metragem britânico de 56 minutos se passa totalmente na tela de um computador durante o live chat – cenário que muitas pessoas conheceram na quarentena.

publicidade

Em determinado momento da narrativa, os protagonistas passam a ser assombrados por pelo espírito maligno que invocaram, que invade suas casas. Atualmente, ‘Host’ está disponível na Netflix (você pode conferir o trailer abaixo).

Mesmo conseguido o primeiro lugar na lista dos títulos mais assustadores, o longa não registrou o susto mais efetivo. O mérito, conforme aponta o levantamento, ficou para ‘Sobrenatural’ (2010), que atingiu 133 bpm no pico mais alto da transmissão.

Leia mais:

Curiosamente, o estudo apontou uma grande diferença entre os filmes de terror antigos e os mais novos na hora de assustar o público. Grandes clássicos do terror, como ‘Halloween’ (1978) e ‘Massacre da serra elétrica’ (1974) ocuparam 17º e 18º lugares, respectivamente, enquanto longas mais recentes como ‘Hereditário’ (2018) e ‘Um lugar silencioso 2’ (2020) ficaram em 5ª e 8ª posições.

Confira os filmes de terror mais assustadores de todos os tempos

  • Host‘ (88 BPM no índice médio, 130 BPM no pico, diferença de 24 BPM)
  • A Entidade‘ (86 BPM no índice médio, 130 BPM no pico, diferença de 22 BPM)
  • Sobrenatural‘ (85 BPM no índice médio, 133 BPM no pico, diferença de 21 BPM)
  • Invocação do Mal‘ (84 BPM no índice médio, 132 BPM no pico, diferença de 20 BPM)
  • Hereditário‘ (82 BPM no índice médio, 104 BPM no pico, diferença de 18 BPM)
  • Aterrorizados‘ (82 BPM no índice médio, 122 BPM no pico, diferença de 18 BPM)
  • Corrente do Mal‘ (81 PM no índice médio, 96 BPM no pico, diferença de 17 BPM)
  • Um Lugar Silencioso – Parte II‘ (80 BPM no índice médio, 123 BPM no pico, diferença de 16 BPM)
  • Atividade Paranormal‘ (80 BPM no índice médio, 115 BPM no pico, diferença de 16 BPM)
  • Invocação do Mal 2′ (79 BPM no índice médio, 116 BPM no pico, diferença de 15 BPM)

Fonte: GamesRadar+

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!