O filme de terror mais assustador de todos os tempos foi revelado – tudo graças a um novo estudo chamada de “The Science of Scare Project” (“projeto da ciência do susto”, na tradução literal do inglês), feito pela empresa Broadband Choices.

De acordo com a análise, 250 pessoas ouvidas assistiram a 40 títulos do gênero em uma verdadeira maratona assustadora que perdurou por “várias semanas”, sempre “equipados com monitores de frequência cardíaca” e “sob supervisão médica e de pesquisadores”.

publicidade

Assim, os estudiosos encontraram um padrão entre os voluntários. Enquanto as pessoas registraram uma média de 64 batimentos por minuto (bpm) em repouso, os índices médios chegaram aos 88 bpm durante a exibição de ‘Host’ (ou ‘Cuidado com quem Chama’) – sendo que o pico de susto gerado pelo momento mais intenso do longa atingiu incríveis 130 bpm.

host
‘Host’ é o filme de terror mais assustador de todos os tempos, diz estudo. Imagem: Vertigo Releasing/Divulgação

Lançado em 2020, o filme de terror mais assustador conta a história de seis amigos que contratam uma médium para realizar uma sessão espírita via Zoom durante a pandemia de Covid-19. Dirigido por Rob Savage e gravado em meio ao isolamento social, o quase curta-metragem britânico de 56 minutos se passa totalmente na tela de um computador durante o live chat – cenário que muitas pessoas conheceram na quarentena.

Em determinado momento da narrativa, os protagonistas passam a ser assombrados por pelo espírito maligno que invocaram, que invade suas casas. Atualmente, ‘Host’ está disponível na Netflix (você pode conferir o trailer abaixo).

Mesmo conseguido o primeiro lugar na lista dos títulos mais assustadores, o longa não registrou o susto mais efetivo. O mérito, conforme aponta o levantamento, ficou para ‘Sobrenatural’ (2010), que atingiu 133 bpm no pico mais alto da transmissão.

Leia mais:

Curiosamente, o estudo apontou uma grande diferença entre os filmes de terror antigos e os mais novos na hora de assustar o público. Grandes clássicos do terror, como ‘Halloween’ (1978) e ‘Massacre da serra elétrica’ (1974) ocuparam 17º e 18º lugares, respectivamente, enquanto longas mais recentes como ‘Hereditário’ (2018) e ‘Um lugar silencioso 2’ (2020) ficaram em 5ª e 8ª posições.

Confira os filmes de terror mais assustadores de todos os tempos

  • Host‘ (88 BPM no índice médio, 130 BPM no pico, diferença de 24 BPM)
  • A Entidade‘ (86 BPM no índice médio, 130 BPM no pico, diferença de 22 BPM)
  • Sobrenatural‘ (85 BPM no índice médio, 133 BPM no pico, diferença de 21 BPM)
  • Invocação do Mal‘ (84 BPM no índice médio, 132 BPM no pico, diferença de 20 BPM)
  • Hereditário‘ (82 BPM no índice médio, 104 BPM no pico, diferença de 18 BPM)
  • Aterrorizados‘ (82 BPM no índice médio, 122 BPM no pico, diferença de 18 BPM)
  • Corrente do Mal‘ (81 PM no índice médio, 96 BPM no pico, diferença de 17 BPM)
  • Um Lugar Silencioso – Parte II‘ (80 BPM no índice médio, 123 BPM no pico, diferença de 16 BPM)
  • Atividade Paranormal‘ (80 BPM no índice médio, 115 BPM no pico, diferença de 16 BPM)
  • Invocação do Mal 2′ (79 BPM no índice médio, 116 BPM no pico, diferença de 15 BPM)

Fonte: GamesRadar+

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!