A Microsoft confirmou que o Xbox Cloud Gaming, streaming de jogos na nuvem (anteriormente batizado de Project xCloud), chegará oficialmente ao Brasil, Austrália, Japão e México nesta quinta-feira (30), a partir das 15h (horário de Brasília). O serviço em fase beta, testado a quase um ano no País, poderá ser acessado sem nenhum custo adicional, para todos os assinantes do Game Pass Ultimate em computadores com Windows (via aplicativo e navegador), Mac e dispositivos Android e iOS (tablets e smartphones).

Caso você não conheça a proposta do serviço, o Xbox Cloud Gaming permite aos usuários jogarem títulos selecionados de Xbox em praticamente qualquer aparelho, via nuvem, sem necessariamente ter um console. Com a proposta de streaming, não é preciso fazer o download do game, já que tudo roda pela internet através de hardwares personalizados do Xbox Series X em servidores da Azure.

publicidade

Para usar o Xbox Cloud Gaming, basta assinar o serviço Game Pass Ultimate, que custa R$ 45 por mês no Brasil, e ser usuário de PC, iOS (iPhone e iPad) ou Android. O recurso, então, será habilitado aos usuários. Por ora, vale ressaltar que a tecnologia não estará habilitada em nenhum console da marca (Xbox One, Xbox Series X e S).

Os jogos do serviço são transmitidos em resolução Full HD (1080p) com até 60 fps (quadros por segundo). Por conta do desempenho da nova geração, os games via streaming também terão carregamentos ultrarrápidos, melhores frame rates e gráficos, além de inteligência artificial mais intuitiva. Todo o progresso, vale ressaltar, é compartilhado entre os dispositivos, e alguns títulos oferecem até controles digitais na tela, não sendo necessário um joystick.

“Com este lançamento, os jogadores de cada um desses países podem jogar mais de 100 títulos de Xbox Game Pass que estão habilitados para a nuvem e localizados para estes países que tenham suporte”, explicou a marca em comunicado oficial. “Isso significa que os jogadores têm a possibilidade de continuar sua campanha em ‘Gears 5’ em um laptop modelo de entrada sem configurações gamer, mudar para uma partida de ‘Sea of Thieves’ com um amigo usando apenas um telefone iOS, ou testar um novo título em um tablet Android”.

Leia mais:

Ainda de acordo com a Microsoft, o serviço de streaming permitirá aos jogadores experimentar “diretamente da nuvem” os vindouros títulos exclusivos do Xbox mais aguardados do Game Pass, como ‘Halo Infinite’, ‘Forza Horizon 5’ e ‘Back 4 Blood’.

Um aspecto essencial a se destacar é que o Xbox Cloud Gaming exige uma conexão de internet de pelo menos 10 megabits por segundo (10 Mbps). Porém, é possível jogar até mesmo na conexão 4G no celular e no Wi-Fi (5 Ghz).

Com a expansão de Xbox Cloud Gaming para jogadores no Brasil, Austrália, Japão e México, mais de um bilhão de pessoas em 26 países de cinco continentes são capazes de jogar títulos de Xbox Game Pass da nuvem em celulares, tablets e PCs. Ainda não há previsão de chegada do serviço nos consoles, no entanto, segundo a Microsoft.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!