O Google anunciou que vai deixar de fornecer suporte para smartphones e tablets com Android abaixo da versão 3.00. De acordo com a empresa, no caso de smartphones, a versão minimamente recomendada passará a ser a do Android 4.0, também conhecida como Ice Cream Sandwish.
Versões do Android como a Gingerbread, de 2010, e a Honeycomb, de 2011, dificilmente ainda são utilizadas por fabricantes, mas podem circular entre usuários que possuem aparelhos antigos como o LG Optmus One, por exemplo.
De acordo com o Google, a aposentadoria os sistemas está relacionada à fragilidade das contas Google nestes aparelhos que podem facilmente ser invadidos. Apesar disso, alguns serviços como o Gmail e o YouTube poderão ser acessados por meio de navegadores.
Leia mais:
- Dados de usuários de mais de 19 mil apps no Android estão em risco
- Pixel: Google estaria desenvolvendo dois smartphones dobráveis
- Samsung libera beta aberto da OneUi 4 para o Galaxy S21
- Atualização para Android 12 não faz muita diferença para celulares da Samsung
Android 12
A aposentadoria das primeiras versões do Android acontece a poucos dias da chegada do Android 12, nova versão do sistema operacional que promete revolucionar a interface gráfica dos smartphones com o novo pacote Material You.
O sistema deve ser oficializado juntamente com o Google Pixel 6 na semana de 5 de outubro. Além disso, fabricantes como a Xiaomi, Oppo e Motorola já confirmaram que pretendem atualizar os seus flagships para o sistema. Entre as grandes fabricantes, a única exceção fica por conta da Samsung que o lançará com a interface customizada da OneUI 4.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!