Durante o evento de lançamento do Galaxy S21 no começo desse ano, a Samsung anunciou que iria usar a tecnologia UWB, ou banda ultralarga, dos seus celulares como uma chave digital para carros, e agora finalmente isso está se tornando realidade, embora só nos carros Genesis GV60 na Coreia do Sul.

Tecnologia destranca porta do carro sem tirar o celular do bolso

Com a tecnologia UWB, é possível fazer uma entrada passiva, ou seja, destravar a porta sem nem ao menos tirar o celular do bolso. Com o celular, será possível trancar ou destrancar a porta e a mala, ligar o motor do carro e ativar configurações personalizadas como a posição do banco e do espelho antes mesmo de entrar no carro.

publicidade
Chave digital UWB finalmente começa a funcionar nos celulares da marca na Coreia do Sul
Chave digital UWB nos celulares da Samsung / Divulgação/Samsung

A chave digital UWB funciona nos modelos da Samsung compatíveis com a tecnologia (Galaxy S21 Plus, S21 Ultra, Note 20 Ultra, Galaxy Z Fold 2 e Fold 3), e como citamos, por enquanto só na Coreia do Sul em carros Genesis GV60.

Alguns recursos mais básicos podem ser usados com smartphones sem UWB, mas com NFC como o Galaxy S21, Com ele, por exemplo, o usuário poderá destravar a porta, mas para isso, terá que aproximar o celular da fechadura. Assim, se quiser emprestar o carro para um amigo ou parente, vai poder compartilhar a chave digital por um tempo determinado com qualquer um que tenha um smartphone com NFC (ou UWB) rodando Android 11.

publicidade

Samsung já confirmou adesão de outras montadoras

A empresa sul-coreana garante que em breve, outras montadoras vão lançar carros compatíveis com o recurso da chave digital para celulares. Como lembra o The Verge, em janeiro a empresa anunciou parcerias com Audi, BMW e Ford para carros com chaves digitais UWB, mas ela não deve parar por aí.

TM Roh, presidente da divisão mobile da Samsung, diz que agora “a prioridade é trazer essas novas experiências para o maior número de pessoas que for possível, em colaboração com nosso ecossistema de parceiros confiáveis.”

publicidade

Leia mais:

Já assistiu aos novos vídeos noYouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!