Você pode amar ou odiar, mas não deixar de notar. A Genesis GV60 é uma crossover (SUV feita sob um chassi de carro) subcompacta que acaba de ser revelada na forma de fotos e um comunicado que traz mais perguntas que respostas. Mas é um mistério promissor.

Começando pela marca: Genesis é uma sub-marca da Hyundai criada em 2015 como o nome do modelo de luxo Hyundai Genesis. Em 2017, esse veículo, refletindo a mudança mudou de nome para Genesis G80, sem Hyundai, numa linha que inclui o sucessor do Hyundai Equus, o G90. Um carro elétrico pequeno, com um visual assim, é uma cartada insólita.

publicidade

Ousadia arriscada

O visual – que é basicamente o que a gente tem até agora – dividiu opiniões. A Genesis descreve seu veículo de forma quase poética: “O design exterior do GV60 destaca sua imagem de alta performance em conjunto com uma aparência dinâmica e suave. A Genesis entre seu design que é marca registrada para a carroçaria do GV60, trazendo a silhueta esbelta que os motoristas esperam da marca”.

Mas a conversa que entre a crítica no exterior é sua semelhança com uma catástrofe do design: o Pontiac Aztec, que costuma entrar em listas dos carros mais feios da história e que acabou levando à extinção da marca Pontiac.

publicidade
Genesis GV 60 e Pontiac Aztec
Genesis GV 60 e Pontiac Aztec (Montagem: Divulgação e Wikimedia Commons)

Nas palavras do jornalista Imad Khan, do Tom’s Guide: “Não conseguimos não ver uma frente que parece ter olhos de inseto e uma grade que parece o emoji gargalhando com um cavanhaque”.

É uma aposta arriscada, porque, pela marca e pelo que foi revelado do interior, tudo indica um preço bem alto.

publicidade

E a parte interna transmite, sim, luxo. Tem a “esfera de cristal”, que atua para iluminar o ambiente interno mas também atua como uma alavanca de direção automática, e já foi vista nos outros modelos da Genesis. Os retrovisores são câmeras que transmitem para telas internas, nos dois cantos.

Painel interno do Genesis GV60
Painel interno do Genesis GV60 (Divulgação)

Os dois parentes do Genesis GV60

Quanto ao que vai mover o G60, nenhuma palavra oficial. Mas há uma pista está em sua base: será construído sobre a plataforma E-GMP da Hyundai, que já equipa o Hyundai Ioniq 5 e o Kia EV6 e é considerada a maior concorrente séria à tecnologia da Tesla em potência e alcance.

publicidade

Significa que terá no mínimo, se não for melhorada, baterias de 58 kWh e 77,8 kWh, com a última durando pouco menos de 500 km. A tecnologia permite carregar a bateria a 80% em 18 minutos, nas tensões de 400 V e 800 V.

E pode ter duas versões de motor, com um só na traseira, produzindo 225 hp ou dois, num esquema 4×4, rendendo 320 hp. Isso é suficiente, no Ioniq 5, para ir de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada de fábrica em 185 km/h.

O preço esperado, por fim, é de uma base de US$ 55 mil (cerca de R$ 270 mil).

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!