A Atoun é uma empresa satélite da Panasonic que fabrica powered wears, exoesqueletos motorizados que aumentam a força física humana. Seu projeto mais recente, porém, foi um pouco mais além. Com o nome de Koma 1.5, o exoesqueleto é um misto de andador futurístico com scooter com ares de robô Transformer (aqueles dos bonequinhos para adultos).

Segundo a empresa japonesa, o traje é projetado para o usuário levantar itens pesados em terrenos lisos, como o chão de uma fábrica. No modo Buggy, é possível subir em duas pequenas plataformas e sair andando, como uma scooter bípede. Já no Two-Legged, o Koma 1.5 pode ser utilizado para subir e descer degraus, como visto no vídeo abaixo.  

Segundo a página oficial do produto, o veículo também pode detectar e evitar obstáculos de forma automática com o auxílio de uma câmera integrada e um sistema de inteligência artificial.

De qualquer forma, a Atoun ainda não anunciou se ou quando vai produzir o exoesqueleto em formato de scooter para o mercado. À primeira vista, a experiência não parece ser a mais ergonômica, mas pode ser interessante para poupar dispêndio de energia em trabalhos manuais — se é que isso estará acessível a quem, de fato, precisa desses aparelhos.

publicidade
Koma 1.5, exoesqueleto da Atoun
Os dois modos de condução do Koma 1.5: Buggy e Two-Legged (Atoun/Divulgação)

Um pouco mais sobre os exoesqueletos da Atoun

Os powered wears da Atoun têm diversas funcionalidades. O Model Y, por exemplo, é uma espécie de colete para levantar objetos pesados. Pode ser utilizado como suporte nos ombros ou como uma mochila amarrada no tórax. Com dois motores elétricos que atuam de forma independente, o vestível fornece 10 kg de força para a cintura do usuário enquanto ele levanta um objeto. O modelo já está à venda.

Já o outro protótipo, Himico, é feito para quem gosta de caminhadas. O dispositivo entrega aumento de potência em 19% para caminhadas em aclives, 17,8% ao subir escadas e 30,7% para passeios por terrenos acidentados. Este modelo, no entanto, ainda não foi colocado à venda no site.

Via Futurism

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!