Nesta terça (5), Rússia levará equipe para produzir o primeiro filme gravado no espaço

Atriz Yulia Peresild e o diretor Klim Shipenko ficarão a bordo da Estação Espacial Internacional durante doze dias, viajando em uma nave Soyuz
Por Rafael Arbulu, editado por Rafael Rigues 04/10/2021 18h06, atualizada em 05/10/2021 10h20
Atracada na ISS, a nave espacial Soyuz MS-18 será reposicionada para outro módulo na estação
Imagem: Nasa/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Rússia está em vias de fazer história. De novo. Nesta terça-feira (5), está programado o lançamento da equipe que vai produzir o primeiro filme gravado no espaço. O time cinematográfico é composto pela atriz Yulia Peresild, o diretor Klim Shipenko e o piloto e cosmonauta Anton Shkaplerov. O objetivo é ampliar o prestígio do programa espacial russo, liderado pela agência Roscosmos, que financia o projeto.

Ao todo, a filmagem deverá ser conduzida ao longo de 12 dias, com a equipe finalizando a produção e retornando à Terra a bordo da mesma espaçonave, porém, com os cosmonautas Oleg Novitsky e Pyotr Dubrov, hoje a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Ainda não se sabe se a Rússia pretende encaminhar outros cosmonautas no lugar dos dois. 

Leia também

Da esquerda para a direita: Yulia Peresild, Anton Shkaplerov e Klim Shipenko, a equipe russa por trás do primeiro filme a ser gravado no espaço
Da esquerda para a direita: Yulia Peresild, Anton Shkaplerov e Klim Shipenko, a equipe por trás do primeiro filme a ser gravado no espaço (Imagem: Roscosmos/Divulgação)

O filme, intitulado “The Challenge” (“O Desafio”, na tradução literal) conta a história do cosmonauta Ivanov, que necessita de uma cirurgia cardíaca após passar mal e perder a consciência durante um a caminhada espacial. A cirurgiã Zhenya, que luta para reavivar a relação com a filha adolescente para quem ela raramente tem tempo, é convocada para salvar a vida do viajante espacial.

Vale lembrar que apenas partes do filme serão filmadas dentro da ISS, com outras cenas e o processo de pós-produção sendo conduzidos aqui na Terra. Durante coletiva de imprensa, a Peresild chamou o projeto de “milagre”: “nós trabalhamos muito duro e estamos muito cansados, ainda que estejamos de bom humor e sorrindo”, disse a atriz de 37 anos sobre o treinamento pelo qual passou. “Foi algo emocionalmente, psicologicamente e fisicamente difícil. Mas eu creio que, quando cumprirmos nossa missão, toda essa dificuldade não será mais tão evidente e lembraremos de tudo com um sorriso”.

Ela disse ter gostado mais da parte da simulação em gravidade zero, a sensação de ausência de peso (basicamente, um avião desce a toda velocidade, negando os efeitos da gravidade por mais ou menos 20 segundos). Em contrapartida, ela disse ter tido mais dificuldade durante as aulas sobre cuidados e condução da espaçonave Soyuz: “eu ficava em aula até as quatro da manhã. São tantas siglas – e você tem que decorar todas, senão não vai entender mais nada dali em diante”.

A Rússia já foi pioneira em muitas ações relacionadas à exploração do espaço: é dela o primeiro satélite lançado na história (Sputnik-1), e o primeiro animal a viajar ao espaço (a cachorrinha Laika). Não se pode esquecer, também, do primeiro homem a sair do planeta, o major Yuri Gagarin (1961) e também a primeira mulher, Valentina Tereshkova, em 1963.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital