A Apple divulgou um vídeo em homenagem a Steve Jobs, acompanhado por uma carta da família dele, no dia em que se completam 10 anos de sua morte. O vídeo celebra Steve Jobs mostrando vários momentos e frases dele em sua própria voz, e tomou conta do site da Apple hoje (5).

https://twitter.com/tim_cook/status/1445358107157221379

O vídeo foi repostado pelo CEO da Apple, Tim Cook, em seu perfil no Twitter, com uma frase de Steve Jobs na legenda: “pessoas com paixão podem mudar o mundo para melhor”. Cook disse: “Difícil acreditar que já se passaram 10 anos. Celebrando você hoje e sempre”.

publicidade

Aqui no Olhar Digital, estamos fazendo o mesmo, como você pode ler nesse post, e também na minha lista dos 10 produtos mais icônicos lançados por Jobs. Acompanhando o vídeo, a Apple também postou uma declaração da família de Steve Jobs, que você pode ler abaixo.

Declaração da família Jobs

Já faz uma década que convivemos com os sentimentos de pesar e superação. Hoje, nossa gratidão cresceu a ponto de se equiparar com a perda.

publicidade

Cada um de nós trilhou caminhos diferentes para encontrar conforto, mas estamos unidos para celebrar a memória de Steve e seus ensinamentos.

Entre todos os seus talentos, o mais duradouro foi a habilidade como professor. Steve nos ensinou a reparar na beleza do mundo, mostrar curiosidade por novas ideias, manter o olhar no futuro e, acima de tudo, ter humildade ao dar os primeiros passos.

publicidade

Ainda vemos muito através de seus olhos. Mas ele também nos ensinou a ver por nós mesmos e nos deu ferramentas indispensáveis para conduzir nossas vidas.

Um dos lugares onde mais encontramos conforto é na associação que fazemos entre Steve e a beleza. Sempre que vemos algo belo, como uma colina arborizada ou um objeto criado com esmero, recordamos seu espírito. Ele jamais perdeu a fé na beleza da existência, mesmo em seus anos de sofrimento.

publicidade

A memória não faz justiça ao que levamos em nossos corações: sentimos uma saudade imensa. Somos abençoados por tê-lo tido como marido e pai.

Carta interna de Tim Cook

Em uma carta interna para funcionários obtida pela Bloomberg, Tim Cook falou sobre Steve Jobs. Leia a carta na íntegra abaixo.

Steve Jobs, cofundador da Apple Computers
Imagem: Featureflash Photo Agency/Shutterstock

Equipe,

Hoje marca o 10o aniversário da passagem de Steve. É um momento de celebrar sua vida e refletir sobre o legado extraordinário que ele deixou para trás.

Steve acreditava que “pessoas com paixão podem mudar o mundo para melhor”. Essa é a filosofia que o inspirou a criar a Apple. E ela vive em nós hoje.

Steve foi tantas coisas: brilhante, engraçado, e sábio, um marido, um pai, um amigo, e, é claro, um visionário. Ele nos desafio a ver o mundo não pelo que ele é, mas sim pelo que ele pode ser. E ele ajudou tantas pessoas, eu incluído, a verem o mesmo potencial em si mesmas. Não se passa um dia sem que eu pense nele.

Nesse ano, assim como em outros, somos lembrados do profundo impacto que nossos produtos têm no mundo. Eu me sinto tão sortudo de passarmos nossos dias criando ferramentas incrivelmente inovadoras que conectam as pessoas, as inspiram a pensar diferente, e também as emponderam para criarem sua própria marca no universo. É um dos vários presentes que Steve deu para todos nós.

Eu queria que Steve estivesse aqui para ver a maneira como seu espírito vive em todo o nosso incrível trabalho. Mas, acima de tudo, eu queria que ele pudesse ver o que vocês vão fazer a seguir. Steve uma vez disse que seus mais orgulhosos feitos eram os que ainda viriam. Ele passou cada dia imaginando um futuro que ninguém mais conseguia ver, e trabalhando incansavelmente para trazer sua visão à vida.

Steve era uma figura singular, mas ele nos ensinou a todos como ressoar. Eu vou sentir sua falta, e vou valorizá-lo para sempre.

Tim

Leia também

Leia mais:

Foto: Matthew Yohe / CC BY-SA 3.0

Já assistiu aos novos vídeos noYouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!