Benjamin List e David W.C. MacMillan, ganhadores do Prêmio Nobel 2021 em Química — Foto: Reprodução/Nobel Prize
O Prêmio Nobel de Química de 2021 foi concedido para Benjamin Liste David W.C. MacMillan pelo trabalho em desenvolver uma nova ferramenta para a construção molecular, chamada de organocatálise. O anúncio dos ganhadores foi feito nesta manhã (6) pela Academia Real das Ciências da Suécia.
O júri argumentou que a técnica teve um impacto significativo na pesquisa farmacêutica e tornou a química amigável ambientalmente. Com isso, os vencedores dividirão o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (que é cerca de R$ 6,1 milhões).
Na última segunda-feira (4), o Nobel de Medicina concedeu o prêmio ao cientista americano David Julius e ao americano de origem libanesa e armênia Ardem Patapoutian “por suas descobertas de receptores para temperatura e tato”. Enquanto na terça-feira (5), venceram o Nobel de Física os cientistas Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi por suas “contribuições inovadoras para a nossa compreensão de sistemas físicos complexos”.
Já amanhã, será dado o prêmio de Literatura e o Nobel da Paz só será revelado na sexta-feira (8). Além disso, o prêmio de Economia encerrará a temporada na próxima segunda-feira (11).
Leia mais:
Por conta que a maioria das reações químicas costuma ser muito lenta, é bem comum que os cientistas utilizem catalisadores, que são substâncias que aumentam a velocidade de uma reação. Por vários anos, eles acreditavam que havia apenas dois tipos de catalisadores: metais e enzimas.
Porém, trabalhando separadamente, Benjamin List e David MacMillan desenvolveram um terceiro tipo, a organocatálise assimétrica, que se baseia em pequenas moléculas orgânicas em 2000.
A descoberta fez com que essas moléculas tornarassem as reações mais rápidas, eficientes e ainda com menor impacto ambiental.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 12 de outubro de 2021 22:11
Deixe seu comentário