A VMware é uma empresa americana que produz softwares voltados para computação em nuvem. Suas soluções permitem, por exemplo, criar camadas extras de segurança para um determinado serviço ou empresa sem recorrer ao uso de máquinas físicas.

Nesta quarta-feira (6), a companhia promoveu ao longo do ‘VMware world’ — evento que este ano ocorre entre os dias 5 e 7 de outubro — uma mesa virtual para apresentar atualizações sobre a sua estratégia de negócios e ofertas de tecnologia para clientes e parceiros, discutindo temas como infraestrutura em cloud, desenvolvimento de aplicações, segurança, dentre outros.

Imagem mostra um homem usando um notebook com ilustrações simbolizando uma senha e um cadeado, conceito de segurança digital
VMware está no top 5 entre as companhias do seu segmento que mais investem em segurança. Imagem: Song_about_summer/Shutterstock

Um dos destaques iniciais foi o VMware Cloud Universal, uma modalidade de contrato oferecida pela VMware para venda dos seus serviços de computação em nuvem, que, segundo a empresa, possui flexibilidade de compra e consumo. A segurança de forma geral também foi um tópico recorrente ao longo da coletiva.

Segurança multicloud

De início, a VMware ressaltou que atualmente figura no top 5 entre as companhias do seu segmento que mais investem em diferentes camadas de segurança.

publicidade

A equipe de executivos da empresa que participou do debate, ressaltou a preocupação da companhia em garantir essa segurança com o auxílio dos serviços multicould (computação multinuvem, se refere ao uso de múltiplos serviços em nuvem em vez de depender de um único provedor).

Uma das metas, segundo a empresa, é: “Manter os dados dos clientes seguros de ponta a ponta onde quer que ele esteja”, disse Charbel Chalala, responsável pela unidade de negócios de Segurança Intrínseca na VMware para o Brasil e Cone Sul.

Na prática, isso se traduz em “parceiros que conseguem entregar ao consumidor” os seus respectivos serviços ou produtos de forma mais eficiente, acrescentou.

Leia mais:

Apenas em 2021, a companhia também revela que ganhou dos prêmios de excelência: um de melhor firewall (a primeira linha de defesa em um sistema ou rede corporativa contra ameaças de segurança) e solução endpoint mais inovadora — o endpoint é uma ferramenta que atua para manter a segurança de dados de uma empresa entre diferentes pontos de conexão, é o responsável por garantir que acessos de diferentes usuários, por exemplo, não seja uma porta de entrada para um ataque virtual.

Retomada da economia no pós-pandemia

Sobre a retomada dos negócios em virtude do avanço da vacinação contra Covid-19, a VMware, que se coloca entre os principais players do mercado no segmento de softwares, diz que pretende manter a sua oferta de incentivos aos clientes, compromisso que a empresa diz que firmou desde o início da pandemia.

Desafios para o futuro

Frente aos futuros desafios que podem surgir tanto no campo da segurança como no multicloud, a VMware diz que o ideal é estar preparado para situações inusitadas. A pandemia foi um exemplo citado, fato que ainda está em pauta na indústria como um todo.

Soluções de virtualização da VMware

Em virtualização, um dos campos onde a empresa é mais conhecida no mercado, outro destaque foi o resultado positivo da divisão no último trimestre.

Apesar de não revelar números, a companhia registrou um crescimento de vendas no setor no Brasil, provando que as nuvens privadas (datacenters) continuam fortes: “Sem essas tecnologias, a transformação digital vira um pesadelo.”, destacou Andre Andriolli, diretor sênior de engenharia da VMware na América Latina, que também ressalta que o ambiente de virtualização da companhia é o que roda mais aplicações no mundo.

Por fim, com uma trajetória de mais de 20 anos no mercado, a VMware finalizou destacando o seu forte ecossistema de parceiros no Brasil e no mundo, com nomes importantes como: AWS (a plataforma de serviços de computação em nuvem da Amazon), Microsoft e Google, e também reforçou o seu compromisso em seguir oferecendo aos clientes ferramentas cada vez mais robustas para acompanhar essa tendência relativamente nova que é o multicloud. Algo que deve ser impulsionado pelo seu portfólio expandido de serviços e principalmente pelo VMware Cloud Universal.

Créditos da imagem principal: Pavel Kapysh/Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!