O Android 12 mal foi lançado e já recebeu versões customizadas. Com a disponibilização do sistema no Android Open Source Project (AOSP), nesta segunda-feira (4/10), alguns desenvolvedores aproveitaram para customizá-lo para dispositivos da Xiaomi.

Alguns entusiastas aproveitaram para customizá-lo para rodar em aparelhos como o Redmi K20 e o Xiaomi Mi 9T Pro. De acordo com usuários, a versão batizada de “Raphael” é a primeira realmente estável do Android 12, incluindo aspectos de customização de menus do pacote ‘Material You’ e compatibilidade com a maioria dos aplicativos utilizados pela comunidade.

Como instalar o Android 12 personalizado no seu Xiaomi

Testar o Android 12 antecipadamente em um dispositivo Xiaomi não será uma tarefa fácil. De acordo com os usuários do XDA Developers, para instalar a versão AOSP do sistema, é necessário  possuir  a cópia mais recente da MiUI disponibilizada da Índia e a partir dela realizar o ROOT para a instalação do sistema.

Além disso, vale lembrar que a utilização de versões AOSP não é recomendada para usuários comuns, pois não possuem todos os certificados de segurança, tornando o dispositivo mais suscetível a invasões.

publicidade

Leia também

Android 12 deve chegar aos dispositivos em breve

Apesar do lançamento, o Android 12 ainda não foi oficializado em nenhum smartphone. De acordo com o Google, o primeiro a receber o novo sistema deve ser o Pixel 6, no dia 19 de outubro, enquanto aparelhos de outras fabricantes como a Samsung, OnePlus, Oppo, Realme, Tecno, Vivo e Xiaomi terão cronograma próprio de lançamento com chegada prevista ainda para este ano.

Em nota oficial, o Google destacou que o Android 12 teve mais de 225 mil beta testers, que ajudaram a identificar 50 mil problemas, corrigidos antes do lançamento. Vale lembrar que o Android 12 teve as versões beta mais instaladas em toda a história do sistema operacional do Google.

No dia 27 e 28 acontece o Android Dev Summit, um evento focado em desenvolvedores Android, e o Google quer que todos eles já estejam rodando o novo sistema. Os dispositivos Pixel que poderão rodar o Android 12 são o Pixel 3, 3 XL, 3a e 3a XL; os Pixel 4, 4 XL, 4a, 4a 5G; e finalmente o Pixel 5 e o Pixel 5a.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!