O novo Dodge Journey já está oficializado na América Latina e vai rodar seus primeiros quilômetros nas ruas e estradas do México. Esta segunda geração do SUV é fruto de um acordo de compartilhamento de modelos entre a Stellantis e a Guangzhou Automobile Industry (GAC), o que justifica o veículo ser, em essência, o Trumpchi GS5 de 2018 da montadora chinesa.

Os pontos que mais dão “uma cara de Dodge” ao SUV estão no formato da grade, em preto brilhante, com um para-choque dianteiro remodelado, além dos logotipos da marca americana. Essa condição faz com que o Journey 2022 tenha muito pouco em sintonia com o modelo que ainda encontramos aqui no Brasil e que estreou em 2009.

publicidade
Frente do Dodge Journey 2022
Novo Dodge Journey agora é menor e leva cinco passageiros (Imagem: Divulgação/Dodge)

Em dimensões, o veículo também se mostra diferente do antecessor, já que ficou menor e leva cinco passageiros ao invés de sete. Suas medidas são de 4,7 metros de comprimento, 1,8 metros de largura, 2,71 metros entre-eixos e 1,7 metros de altura.

Na iluminação, o Dodge Journey 2022 traz faróis LED e lanternas traseiras interligadas, com 190 itens em LED. Os retrovisores do carro contam com faróis de direção e há um pequeno aerofólio na parte de trás do SUV.

publicidade

Novo Journey anda com motor menor, mas turbinado

parte de trás do SUV
Novo Journey possui câmbio automático de seis velocidades e motor de 171 cv (Imagem: Divulgação/Dodge)

O 3.6 V6 do Journey anterior foi substituído por um motor 1.5 a gasolina (menor e turbinado), que alcança 171 cv com 26,9 kgfm de torque e possui injeção direta de combustível com sistema de abertura variável das válvulas.

Sua tração é dianteira e o carro oferece transmissão automática Aisin de seis velocidades com três modos de condução. Para a suspensão, o SUV traz uma McPherson na dianteira, havendo uma arquitetura multilink independente na parte traseira.

publicidade

Novo SUV possui opções de painel analógico e digital

Parte interna do Dodge
Interior do veículo é uma combinação de acabamento em couro com textura piano black (Imagem: Divulgação/Dodge)

As versões de entrada do novo Journey virão com um painel de instrumentos analógicos, sendo que a tela digital personalizável de 12,3 polegadas está destinada aos modelos mais completos. A central multimídia básica tem sete polegadas, enquanto as versões superiores contam com uma tela de 8 polegadas, sensível ao toque, com conexão Bluetooth e suporte aos sistemas Apple Carplay e Android Auto.

Em conforto, o SUV traz acabamento em couro e black piano na cabine, ajuste elétrico para o banco do motorista, aquecimento e ventilação dos bancos dianteiros. Há também iluminação ambiente no interior, carregador sem fio para smartphones, chave presencial, teto solar panorâmico e ar-condicionado automático de duas zonas.

publicidade

Dentre os itens para segurança, o Dodge Journey vem com quatro ou seis airbags, controles de tração e estabilidade, câmera 360º, assistente de partida em rampa e assistente de descida. O veículo conta com alerta de colisão frontal, alerta de mudança de faixa, controle de velocidade de cruzeiro, detecção de ponto cego e acendimento automático de luzes.

Dodge Journey ainda não tem previsão de chegada ao Brasil

Carro visto de cima
Versão anterior do Dodge foi descontinuada no Brasil no ano passado. (Divulgação/Dodge)

A produção do SUV já foi iniciada e acontece na fábrica da GAC na China, com suas vendas no México iniciando este mês. As opções em cores são de branco perolado, preto brilhante, azul brilhante, cobre brilhante, prata e granito. Há mais itens opcionais como rodas de liga leve de aro 18 e 19.

No Brasil, o Journey original foi descontinuado em 2020. Até o momento, não há anúncios do carro para o nosso mercado. O Dodge Journey 2022 tem um preço inicial em 556 mil Pesos Mexicanos, o equivalente a cerca de R$ 149 mil, desconsiderando diferenças em impostos ou taxas.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.