War Thunder‘ é um jogo de guerra online gratuito da Gaijin Entertainment. É um game conhecido por ser comprometer ao máximo com a precisão, com um modo que vai de encontro à física realista de veículos e armas, e uma base de jogadores extremamente investida nas minúcias das simulações. Ao ponto, inclusive, da vazarem arquivos militares secretos para provar o argumento…

Os fóruns do título veem muitas discussões sobre a precisão ou não de um equipamento específico, e no início de outubro viu um sobre o tanque francês Leclerc Main Battle e as variantes: que em um estágio, chegou à aceleração exata de rotação da torre do veículo. O jogador conhecido como “RED_CROSS” ficou bastante irritado com um usuário dizendo que a velocidade de rotação da torre era de 40 graus por segundo, entre outras coisas, e então decidiu tentar ganhar a discussão.

Para provar o ponto (obrigado, ele divulgou um material – sob o título ‘Documento Sekrit’ – que continha partes específicas do manual de instruções do Exército francês para o Leclerc.

war thunder
Para vencer discussão, jogador vaza documentos militares secretos em fórum de ‘War Thunder’. Imagem: Gaijin Entertainment/Divulgação

Sem dúvida muito satisfeito com seu trabalho, “RED_CROSS” voltou ao tópico várias vezes durante o dia com mais detalhes, inclusive afirmando que já esteve em um dos tanques em questão. “Demorou 11 segundos para a torre fazer uma volta completa, então 550 mil/s (31°). Estou correto, não é 40°. Eu estive em um [Leclerc Serie 2]”. Fãs no tópico, claro, continuaram a discutir sobre a veracidade dos documentos e se os mesmos eram classificados ou não.

publicidade

Depois de várias horas, o material foi removido pelos moderadores de ‘War Thunder’, que agora são experientes nesse tipo de coisa – sim, não é a primeira vez algo semelhante ocorreu. “Gente, não é engraçado [sic] vazar documentos classificados de equipamentos modernos, vocês colocam a vida de muitos em risco que trabalham diariamente com os veículos! Lembre-se de que esses documentos serão excluídos imediatamente junto com as sanções. Obrigado pela leitura”, escreveu um dos principais mods do jogo, “JagdEnte”.

O caso está longe de ser a primeira vez que os fóruns de ‘War Thunder’ abrigam segredos militares: em junho deste ano, um jogador postou informações confidenciais sobre o tanque Challenger 2 para ganhar uma discussão sobre o tamanho da lacuna entre a estrutura da torre principal e o casco. Na ocasião, o Ministério da Defesa do Reino Unido acabou informando a desenvolvedora – por escrito – que o manual era de fato classificado, e o jogador em questão (que alegou ser um comandante do veículo) foi avisado de que corria o risco de violar a Lei de Segredos Oficiais.

Leia mais:

Em resposta ao último incidente e aos argumentos subsequentes sobre se os documentos são realmente classificados ou não, o gerente de comunidade “Smin1080p” escreveu: “Não cabe a nós esclarecer o que cada governo/autoridade permite. Simplificando, não vamos tratar, aprovar, ou permitir qualquer forma de documentação/fonte classificada e seguiremos qualquer procedimento legal que siga tal documentação. A menos que uma aprovação autoritária clara seja publicada de que a fonte não está classificada, nós a trataremos como se fosse e agiremos como tal com o necessário processo de acordo com quaisquer perímetros ou requisitos legais”.

A discussão subsequentemente se transformou em um novo debate sobre se os documentos eram realmente classificados ou não, com alguns usuários focando na estupidez de postar tais documentos para ganhar um argumento sobre um jogo. De qualquer forma, a situação séria não registrou penalidades severas – “RED_CROSS”, por exemplo, permanece em situação regular no fórum e no game.

Em nota sobre a situação ao site PC Gamer, a Gaijin afirmou: “Usamos apenas documentos não classificados quando trabalhamos em nosso jogo. Quando um usuário publica um documento classificado no fórum oficial de ‘War Thunder’, nós o excluímos o mais rápido possível. Esse tipo de ação do jogador não ajuda em nada o nosso jogo”.

Fontes: PC Gamer e UK Defence Journal

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!