Depois de mais de duas décadas de atrasos e custos crescentes, o observatório espacial da Nasa – Telescópio Espacial James Webb – chegou à Guiana Francesa, na América do Sul. O local é o planejado para o lançamento da espaçonave ainda em 2021.
O Telescópio Espacial James Webb, chamado de JWST, passou 16 dias no mar, embalado em um contêiner de transporte e ambientalmente controlado a bordo de um navio. Em setembro desde ano, a Nasa definiu uma data de lançamento prevista para 18 de dezembro de 2021 e a sua chegada dá início a semanas de preparativos finais antes que o telescópio seja carregado no topo de seu foguete para decolar.

Neste momento, o JWST está na Guiana Francesa e com isso, está mais perto do que nunca de seu lançamento. Originalmente proposto no ano de 1996 e deveria ser lançado em 2007 por um custo de US$ 1 bilhão, só que o cronograma foi atrasado várias vezes, já que o orçamento da missão aumentou para US$ 9,7 bilhões.
Leia mais:
- William Shatner se diz “aterrorizado” com voo ao espaço pela Blue Origin
- Tripulação do Inspiration4 ganha “asas de astronauta” da SpaceX
- Próxima missão tripulada da SpaceX, Crew-3 será lançada na véspera do Halloween
Muitos dos atrasos resultaram de problemas que surgiram durante os testes da espaçonave. O JWST passou por uma bateria de testes, incluindo testes vibracionais para garantir que a espaçonave possa suportar a intensidade do lançamento e o ambiente espacial.
Porém, durante os testes e a montagem na Northrop Grumman, alguns parafusos se soltaram, as válvulas vazaram e os engenheiros encontraram alguns rasgos na fina proteção solar da espaçonave, o que é crucial para proteger o JWST do superaquecimento.
Os testes acabaram no JWST em agosto de 2021 e Northrop Grumman chegou a passar o mês seguinte ajustando cuidadosamente o telescópio na configuração correta para o transporte para a Guiana Francesa. Ademais, a Nasa também não revelou a data exata em que deixou Redondo Beach, por temor de que a nave que transportava a espaçonave pudesse ser interceptada.
Fonte: The Verge
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!p